Está preparada para uma transformação completa no cabelo?! Então os fios ruivos podem ser uma aposta certeira: entre as tendências mudanças de visual para esse Outono-Inverno, estão diferentes nuances do tom.
O beauty expert Natan Correia conta ao Purepeople tudo sobre essas variações, bem como os cuidados com os fios coloridos e o jeito certo de escolher o seu ruivo. "De acordo com a coloração pessoal, podemos fazer escolhas mais harmônicas. E, pensando também na rotina da cliente, podemos optar por um ruivo com raiz esfumada para maior durabilidade, por exemplo, para que o retoque no salão não seja tão frequente", indica.
Indicado para tons e subtons quentes ou frios de pele, o ruivo nude adapta a nuance avermelhada a qualquer cor de cabelo. "Não é uma cor 100% exata, já que é alcançada tendo como base o tom natural dos fios", explica.
"A ideia é criar um visual mais discreto, sem aquele aspecto artificial de coloração. Geralmente contém pigmentos cobre, marrom e bege", aponta o embaixador da Schwarzkopf Professional.
De acordo com Natan, essa nuance é uma das favoritas entre mulheres que tem fios mais escuros e querem fazer a transição para o ruivo. "Ele traz aquele laranjinha, puxado para o dourado, e bastante adotado entre as mulheres de madeixas castanhas", conta sobre o tom, aposta de famosas como Kendall Jenner e Anitta.
"O famoso cinnamon red tem um fundo quente, sendo uma mescla entre tons avermelhados e marrons mais fechados", diferencia Natan.
O expert ainda aponta um quinto tom como trendy nessa temporada, o ruivo escuro. "Costuma ser a escolha de muitas que querem apostar no vermelho pela primeira vez", opina.
"Além de serem mais sóbrios, algumas tonalidades como o marsala (com reflexos arroxeados) e o borgonha (que está entre o vinho e o castanho avermelhado) não exigem descoloração em fios castanhos, o que facilita a transformação e preserva a saúde dos fios", explica.
Segundo o cabeleireiro, os retoques são feitos em diferentes etapas. "Primeiro há um retoque de coloração global, na cabeça toda, e, no próximo retoque, fazemos só a raiz. Dependendo do nível de desbotamento das pontas, a gente faz uma tonalização nessa parte também, o que acontece na maioria das vezes, para deixar a cor mais vibrante", analisa.
"De forma geral, a necessidade de manutenção vai depender também da porosidade do fio e se a cliente está gostando ou não daquela nuance desbotada. Em muitos casos, quando o ruivo é bem feito e se cria uma boa base em coloração, até o desbotamento fica bonito", opina Natan.
O especialista também explica quais cuidados são necessários no dia a dia. "Também oriento para o uso de shampoos com pH mais ácido, que ajudam a fechar a cutícula do cabelo; evitar excesso de ferramentas térmicas, e quando as usar, usar na temperatura mais morna; não deixar de passar um leave-in para proteção de cor, entre outros cuidados", aponta.