Qual são as tendências para cabelo em corte e franja neste Outono-Inverno? Se essa pergunta não saiu da sua cabeça desde o começo da nova estação (veja aqui algumas adaptações para fazer no seu skincare!), prepare-se para descobrir o que está em alta.
Rodrigo Cintra, hair stylist idealizado do The Art Salon e coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT/Discovery H&H), contou tudo sobre os destaques dessa temporada ao Purepeople!
Em 2022, diferentes versões do bob se mostraram como verdadeiras trends capilares. Entretanto, para Rodrigo, uma delas alcança o posto de TOP 1. "Apesar de ter diversas variações, do mais curto ao mais alongado, o bixie é a maior aposta não só para o outono/inverno, mas sim para o ano de 2022 inteiro", garante.
"Tem como característica principal as mechas desfiadas e em camadas, com comprimento mais alongado na franja e na nuca, como os da cantora e ex-BBB Manu Gavassi (foto abaixo)", acrescenta.
O especialista aponta que esse corte vive um revival no mundo fashion. "Ele já foi um must have nos anos 1990, quando diversas famosas, como Lady Di, Cameron Diaz e Halle Berry o aderiram. É um coringa para quem quer conquistar um look mais desalinhado e com muita personalidade. Mas, como evidencia bem as feições, é interessante discutir com o seu cabeleireiro se o visual ficará harmônico em você", aponta Cintra.
Outra aposta certeira para o Outono-Inverno é o Sliced Bob. "É um corte chanel com a base reta, e geralmente as mechas da frente levemente alongadas. Além de ser um corte atemporal, ele é fácil de cuidar, pode ser finalizado, liso ou ondulado, como fez a influenciadora digital Virginia Fonseca", exemplifica.
As apaixonadas por beauté sabem também que franjas nunca saem de moda. "Para algumas pessoas elas são uma verdadeira marca registrada. Porém, de tempos em tempos, surgem versões que se tornam verdadeiras apostas para um determinado período", avalia Cintra.
"Para esse outono/inverno, a franja Bardot, ou cortininha, como as da influenciadora digital Maju Trindade, vão bombar. Ela tem um ar bastante feminino e romântico, e é ideal para quem não quer radicalizar, pois ela pode ser usada de várias maneiras, e ainda dá para prender", orienta o beauty expert.
E além das curtain bangs, as franjas curtíssimas, conhecidas como Baby Bangs, também ganham mais relevância. "Ela pode ter base reta ou desfiada. Além disso, ela é cheia de atitude e personalidade, e imprime um visual bastante criativo e alternativo. Vale lembrar que você precisa encontrar uma franja que combine com o seu estilo", detalha.
Depois de todas essas dicas, sua insegurança em renovar o visual ainda persiste? Nesse caso, o hairstylist dá uma dica certeira: "Como especialista em transformação, indico você conversar com o seu cabeleireiro para entender se o corte cai bem no seu tipo de cabelo, rosto, se vai funcionar no dia a dia, por exemplo, se precisa secar, você tem esse tempo? Não é só cortar".
"Se você não gosta ou não funciona para você, as chances de desilusão são enormes. Outra coisa: quem tem cabelão, não aconselho cortar tipo pixie. Vá cortando aos poucos para se acostumar com o visual", aconselha.
De acordo com Cintra, a mudança brusca de coloração também não agrada muitas mulheres. "Então, para quem prefere mudanças mais sutis, sem alterar o comprimento, coloração ou luzes, para clarear ou escurecer, pode ser a solução ideal para dar uma variada no look", finaliza.
Na galeria acima, você confere mais referências dos modelos de cortes e franjas citados pelo hair stylist!