Os cabelos ou mechas coloridas continuam super em alta, mas uma coloração específica está chamando mais atenção do que as outras! O granny hair se tornou uma forte tendência internacional, mas já está sendo adotado no Brasil por muitas mulheres que curtem o visual de vovó repaginado não só nos looks. Ao invés de fios completamente brancos, o estilo explora o cinza de uma forma ampla, mas que não remete ao cabelo grisalho convencional. Em entrevista para o Purepeople, a colorista Daniela Albuquerque ensina como chegar a um resultado satisfatório e sugere: "É mais indicado para mulheres modernas, que fogem do tradicional."
Assim como uma das maneiras de passar batom que está na moda, esse tipo de coloração não tem regras e pode ser feito com nuances de diferentes tons. "O granny hair pode variar do degradê acinzentado com a raiz mais natural", aponta a especialista do Jacques Janine Fashion Mall, no Rio de Janeiro, ao acrescentar: "Ao cinza platinado desde a raiz, que costuma ser confundido com um loiro cinza." A tendência, que já foi adotado por famosas como Ariana Grande, Kylie Jenner e Cara Delevingne, pode ser complementado por um corte mais curto para deixar a aparência mais jovem.
Conseguir um tom muito claro no cabelo não é algo tão fácil, principalmente se os fios que serão pintados forem escuros. "Para chegar na tonalidade, deve-se primeiramente descolorir os fios", explica a profissional ao esclarecer: "Em seguida, aplicar o tonalizante ou tintura." O procedimento da descoloração pode prejudicar o cabelo, deixando ele mais seco e, futuramente, podendo amarelar da mesma maneira que as unhas. "É um processo lento, não deve ser feito com pressa e pode levar mais de um dia às vezes, dependendo do estado do fio", afirma a hairstylist.
Todo tipo de cabelo precisa de cuidados específicos, mas a preocupação com os fios descoloridos deve ser maior, porque, além de ressacar, ele pode acabar amarelando com o tempo. "Use produtos para cabelos coloridos, opte por um shampoo arroxeado uma vez por semana, pois vai ajudar a não deixá-los com aspecto amarelado", alerta Daniela ao indicar: "Lembre-se que o cuidado deve ser diário, e nada de ir para o sol sem proteção solar nos fios, que desbota. A hidratação se torna uma grande aliada para combater o efeito elástico da fibra, que acontece quando os nutrientes foram perdidos."
Para aderir a tendência com mais charme é fácil, basta investir em penteados clássicos com modernidade. "Invista em ondas, com o auxílio de um babyliss largo", recomenda a especialista ao sugerir: "Nos cabelos bem compridos, um coque ou rabo de cavalo alto pode deixar o look ainda mais gracioso." Mesmo com as indicações, a colorista opina: ""Em todo caso, a personalidade conta muito para a escolha da tonalidade e corte. Portanto, não force caso não combine com o seu gosto."
(Por Fernanda Casagrande)