O corte de cabelo curto é tendência e tem muitas vantagens, como a possibilidade de vários penteados. Com diferentes estilos, o comprimento deixa o look mais moderno e elegante. Além disso, os cabelos curtos costumam ser mais práticos para finalizar e combinam com diferentes texturas, dos fios mais lisos aos mais cacheados. Se você está em busca de inspiração, o Purepeople separou 5 cortes de cabelo curto e dá dicas de qual corte funciona melhor para cada tipo de rosto (redondo, comprido, oval, triangular e quadrado). Confira!
Se você quer radicalizar e investir em um corte de cabelo curto, prático e versátil, aposte no pixie. Também conhecido como joãozinho, o pixie se adapta a todos os tipos de cabelos e pode variar de acordo com o seu estilo. Como deixa a nuca mais exposta e o rosto em evidência, o corte também é bem sexy. Aproveite para caprichar nos acessórios e na maquiagem! E mais: apesar de curto, você pode finalizar o seu pixie de jeitos variados, despojado ou mais formal.
Bruna Marquezine, Manu Gavassi, Agatha Moreira, Dua Lipa, entre outras famosas nacionais e internacionais, já aderiram ao microbob. O corte de cabelo curto, na altura do queixo, é bem parecido com o chanel, mas a diferença que é, no microbob, os fios são levemente desfiados nas pontas e na parte de trás. A finalização preferida é dividir as madeixas ao meio, deixando a risca central bem marcada e os fios bem lisos. Mas nada impede que quem tem cabelos cacheados e ondulados invistam no corte, ok?
Um dos cortes de cabelo curto mais simples de adotar é o blunt cut. O modelo tem a base toda reta e você pode cortá-lo na altura que preferir. Mas não se engane: apesar de simples, ele exige alguns cuidados antes de passar a tesoura nos fios. É que, por ser todo reto, os fios tendem a ficar mais volumosos e encorpados. Portanto, para quem não gosta de volume, não é uma boa ideia adotar o estilo. Além disso, é preciso fazer uma manutenção constante, para não perder o corte.
Se você tem cabelo cacheado ou crespo, não precisa ter medo de cortar as madeixas. Os cortes curtos também valorizam os cachos e podem ser a solução para dar mais personalidade ao seu look. Um dos estilos mais usados é o tapered hair, um estilo muito parecido com o moicano, com as laterais mais baixas e o topo da cabeça mais volumoso. A vantagem é que você estilizar o seu corte da maneira que quiser - as mais ousadas investem em desenhos ou até mesmo na lateral toda raspada.
A franja é um jeito bem prático de mudar o visual e pode ser usada em qualquer comprimento. Nos cabelos curtos, a franja traz uma pegada ainda mais moderninha e emoldura os traços do rosto. Por isso, escolha o modelo que mais tenha a ver com o seu estilo: longa, cortininha, reta ou ainda baby bangs. As franjas cacheadas também estão em alta, mas, ao cortar, considere a possibilidade do encolhimento dos fios. Nesse caso, corte a franja sempre em um comprimento maior do que o desejado, para evitar surpresas.
Para rostos redondos, o corte reto com a franja longa na lateral é ideal por deixar o pescoço mais alongado. Já para o rosto comprido, os fios mais longos nas laterais e a franja na altura da sobrancelha são ideais. Os profissionais costumam sugerir que evite o corte Chanel de bico porque as pontas terminam no queixo e dão aparência de um rosto maior. O rosto fino e oval funciona bem com o "Joãozinho". Para quem não é fã desse corte, o reto e desfiado, com volume nas laterais, garante um ar mais arredondado ao rosto. O visual curto com mais volume na nuca e curtinho na altura da orelha, com as laterais desfiadas, é superindicado para o rosto triangular. Já o rosto quadrado cai bem com mais volume, desfiado e degradê na altura do queixo. Evita franja.
(Por Marina Couto)