A primavera é responsável pelo reflorescimento da flora, sendo considerada a época mais florida do ano e, consequentemente, esbanjando frutas frescas. Assim como a temperatura da água, a alimentação tem influência na aparência dos fios e é possível aproveitar a chegada da estação para dar início aos cuidados que envolvem a região capilar ao utilizar os frutos oferecidos por ela. A melhor maneira de conseguir os benefícios oferecidos pelos alimentos é ingerindo-os, diferentemente da babosa que deve ser passada diretamente no cabelo. Em entrevista para o Purepeople, a dermatologista Sara Bragança revela quais são as mudanças alcançadas pelas frutas disponíveis nessa época do ano, além de indicar as melhores frutas para esse objetivo.
Além de ter elementos que fortalecem o cabelo, o morango também é uma fonte de vitamina importante para as unhas. Isso pode ser explicado pelo fato do alimento ter vitamina C, substância que está bombando no universo da beleza. "A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo", esclarece a especialista ao apontar: "O resultado pode ser visto nos fios, que crescem mais rápido, se tornam resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento." Para conseguir atingir o efeito desejado, Sara sugere: "A quantidade ideal é 1 xícara de chá por dia."
Para quem curte banana, uma boa opção é adicionar a fruta no cardápio para deixar as mechas mais protegidas. "O magnésio da fruta atua na formação de proteínas que constituem os cabelos", explica a dermatologista que é membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética ao associar as vantagens oferecidas pela fruta a uma proteína sintetizada: "Assim como a queratina, o magnésio forma uma película ao redor do fio, protegendo e dando elasticidade ao fio."
Se você tem o cabelo oleoso e não consegue combater essa característica, o melão pode ser a sua solução. Isso acontece devido a sua formação, que conta com um elemento chave para acabar de vez com a oleosidade. "Além de muita água, o melão possui quantidades significativas de vitamina A", informa a profissional ao complementar: "Com isso, controla a produção de sebo no couro cabeludo, evitando oleosidade e doenças na região, como seborreia."
A fruta que é batizada com o mesmo nome de uma cor já é conhecida por ter muita vitamina C, que pode ser substituída pelo óleo canabidiol. "Laranja e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C, essencial na produção de colágeno", declara a especialista ao desenvolver: "Além disso, é fundamental no desenvolvimento do crescimento dos folículos pilosos, o colágeno também ajuda na fragmentação do ferro, outro bloco de construção de cabelo."
(Por Fernanda Casagrande)