Quando o assunto é cabelo colorido, muitas mulheres ainda têm dúvidas: qual cor escolher, como cuidar dos fios após a tintura e até quanto tempo a coloração dura nos fios? Essas são algumas das principais questões na hora de se jogar na tendência e conquistar um visual divertido como o da influenciadora digital Maíra Medeiros, do canal "Nunca te Pedi Nada". Verdade seja dita: é importante tomar cuidados básicos para preservar a saúde e curvatura das madeixas, mas dá para exibir cabelos incríveis sem muito esforço. O Purepeople conversou com o colorista Rodrigo Bo, embaixador da Kamaleão Color, e dá 5 dicas valiosas para escolher o tom e cuidar dos fios após a tintura!
Tons de laranja estão em alta - é que o Living Coral foi eleito a cor do ano pela Pantone. Mas para o expert não existem regras: "A pessoa pode ter a cor de cabelo que tiver vontade". E é o próprio histórico dos fios que apresenta uma restrição, já que cabelos com muita química talvez não cheguem ao resultado desejado de primeira. De forma geral, tons rosados valorizam as peles claras: Rosa Iti Malia e Laranja Clementine, da recém-lançada coleção de colorações veganas da Kamaleão Color com Maíra Medeiros, são boas opções. Tons pastel, por sua vez, são indicados para quem tem peles claras com fundo dourado. Já as bronzeadas devem investir em cores como Verde Babadeiro e Azul Grunge. Para as peles morenas e negras, vale se jogar nas nuances intensas! Tons de vermelho e roxo, como o Violeta Girl Power e o Anil Clubber, funcionam bem. E existe ainda uma opção para as mais ousadas: o efeito arco-íris! A dica do colorista é respeitar a sequência de cores para conseguir um degradê mais sutil e bonito.
Sim! Tons fantasia exigem madeixas mais claras (e até platinadas) para que o cabelo chegue ao tom esperado. Mulheres com outras químicas nos fios precisam ter atenção redobrada: além de desacelerar o crescimento, processos como coloração permanente, progressiva e alisamento atrapalham a descoloração. Se você já coloriu as madeixas antes, a técnica mais indicada é a decapagem - isto é, a remoção de pigmentos artificiais da fibra capilar a fim de prepará-la para uma nova tintura. Para as camaleoas de plantão, Rodrigo Bo, que atende no salão Novo Arte, em São Paulo, tem uma dica valiosa: o Preto Trevosinha, da mesma linha, é um curinga e deve ser usado por mulheres que desejam dar um tempo no colorido. "É muito mais fácil reverter a situação porque a tinta desbota", explica.
É normal que os fios sofram danos e precisem de atenção especial após o processo de descoloração - sobretudo os cacheados. Segundo o expert, uma boa dica é apostar em produtos de qualidade e investir na saúde dos fios no pós-tintura, com máscara de reconstrução e nutrição. "O ideal é seguir o cronograma capilar porque as madeixas estão mais fragilizadas", aconselha. Além disso, Rodrigo afirma que não é indicado lavar o cabelos todos os dias com shampoo: "Se for o caso, dê preferência a modelos sem sulfato para evitar o desbotamento da cor".
Shampoo anti-resíduo e produtos para cabelos "comuns" (ou seja, sem coloração) devem ser evitados porque fazem uma limpeza mais profunda nos fios, facilitando o desbotamento da cor. Além disso, eles não repõem nutrientes nem massa capilar - essenciais para o cabelo fragilizado após a descoloração. Nesse caso, é importante priorizar uma linha de produtos com ação hidratante, rica em antioxidantes e que ajude a selar as cutículas para prolongar a durabilidade do tom. Já o protetor térmico é um tem-que-ter para mulheres que não abrem mão de finalizar o cabelo com fontes de calor como secador, chapinha e babyliss.
Para quem tem cabelos coloridos, não é necessário abrir mão de um mergulho, seja no mar ou na piscina. É só enxaguar os fios com água doce (ou água de coco) para retirar o excesso de sal e/ou cloro dos fios, segundo o profissional. Leave-in com proteção térmica e contra raios UV também é um item valioso, já que evita o ressecamento. Rodrigo ainda indica se jogar na técnica da umectação nos dias de praia: aplique o óleo de sua preferência da raiz até as pontas nos fios secos na hora de dormir e remova pela manhã.
(Por Bruna Vilar)