A beleza asiática vem chamando a atenção do mundo, não só pelos famosos e inúmeros produtos de skincare, mas especialmente pelas características marcantes da etnia. Celebridades como a atriz e cantora Ashley Park, da série 'Emily em Paris', da Netflix, são inspiração quando o assunto é maquiagem e penteados.
Ao Purepeople, o hairstylist Ricardo Rodrigues e a beauty artist Francine Couto apontam dicas para cuidar do cabelo e também truques de make imperdíveis para asiáticas e ascendentes dessa etnia.
Fios fortes e de pouco volume são uma marca das madeixas orientais. Normalmente, esse fios possuem maior quantidade de queratina. "Por isso, é importante que elas se atentem e evitem produtos capilares que contenham muita queratina, para que não sobrecarreguem e danifiquem o cabelo", salienta Ricardo.
Mulheres com ascendência asiática, geralmente, possuem tons de pele mais quentes. Então, a dica é apostar em mechas 'hight lights', para iluminar o rosto e dar mais destaque aos fios.
"Se joguem sem medo nas mechas e luzes! Porém, é sempre importante que a mulher procure um profissional de confiança para realizar os procedimentos e decidirem, juntos, a melhor tonalidade da coloração", indica Rodrigues.
De acordo com o idealizador do RIRO, o famoso e clássico coque chega em diferentes versões, dos mais simples aos mais trabalhados, e são ótimos penteados para realçar e dar mais destaque aos traços orientais. "Além de ser um penteado versátil e prático, há diferentes estilos para arrasar. O coque com os fios torcidos, por exemplo, dá um charme especial ao penteado. Já o coque bagunçado, com alguns fios soltos, é mais despojado", revela.
Para quem deseja algo mais sofisticado para ocasiões especiais, ele sugere o coque baixo e o estilo rosquinha, perfeitos para um look mais chique.
Os inconfundíveis olhos puxados normalmente são um desafio, para algumas mulheres, na hora da maquiagem. De acordo com a beauty artist Francine Couto, a pálpebra móvel plana faz com que o espaço entre a pálpebra superior e inferior seja menor.
"O truque é apostar na sombra marrom, aplicando um tom claro nas pálpebras, para dar mais profundidade ao olhar, e, com a tonalidade mais escura e com a ajuda de um pincel, criar um côncavo com a sombra", revela Fran.
Para dar mais destaque aos olhos, nuances com tons complementares e brilho ajudam a ampliar visualmente o olhar e alinhar os traços. "A ideia é apostar em sombras combinando opções com brilho, como o glitter", comenta Francine.
"As cores de sombra são mais pessoais e dependem da ocasião, mas vale apostar em cintilância e brilho no canto interno dos olhos, desde as makes mais discretas até as mais chamativas e vibrantes", completa.
Para dar mais destaque aos lábios na hora da make, Couto explica que, com o contorno levemente mais escuro que o batom, eles ganham volume e glamour. "Para isso, a técnica do 'Ombré Lips', que combina duas ou mais cores de batom com efeito degradê, é ideal para as orientais e chega com tudo nessa temporada", aponta.
"Outra dica infalível é o clássico lápis de contorno labial. Em conjunto com o batom, proporciona volume e destaque à boca", aconselha a maquiadora. Já para quem prefere maquiagens com ar mais sofisticado e natural, "tons de bege amarronzado ou com o fundo levemente rosado são uma ótima pedida, pois ajudam a iluminar o rosto e a realçar seus traços naturais", finaliza.