Além de conhecer o que está em alta no mundo da maquiagem, um passo fundamental dessa parte da rotina de beleza é saber quais produtos são mais adequados para a sua pele: escolher - e acertar! - o tom da base pode não ser uma tarefa fácil.
"Hoje temos no mercado vários produtos que conseguem corrigir tom e subtom das bases, evitando assim que você precise ficar comprando vários tons da sua base favorita, conseguindo corrigir facilmente qualquer base", indica a maquiadora e influenciadora Marina Guimarães.
A beauty expert, conhecida como Cool Marina (@coolmarina) na web, também dá três dicas para você observar e testar o tom de base e buscar acertar na compra do produto. "A primeira é: evite escolher base muito clara ou muito escura, para evitar é essencial testar", conta.
O segundo conselho é para mulheres com a pele madura. "Evite bases de textura grossa: opte sempre por bases mais fluídas para não marcar tanto as linhas", aponta.
Marina ainda um terceiro cuidado essencial, focado em pessoas com pele mais seca. "Caso use base matte, opte sempre por uma base que se adeque ao seu tipo de rosto, lembrando sempre de hidratar bem", detalha a especialista.
Como e em que parte do corpo testar uma base também deve ser observado: apesar de muitas pessoas terem o hábito de usar o dorso das mãos, Marina aponta que a região não é a mais indicada.
"O local perfeito para testar a base é no próprio rosto, na mandíbula e no queixo, aplique uma boa quantidade (nem muito, nem pouco). E espere secar, pois a maioria das bases muda de cor depois de seca, e então veja se o tom se aproxima da cor do seu pescoço e colo. Não precisa ficar idêntico, mas procure uma que fique o mais próximo possível", explica.
Os dias quentes de verão afetam a pele de diversas maneiras e, na estção, a maquiadora sugere produtos mais leves. "O ideal são bases com textura mais fluída, com acabamento mais natural. Pra te deixar mais confortável e com ar mais fresh. E para os que têm pele oleosa ou gostam de acabamento mais matte, só lembrar de finalizar com um pó translúcido", afirma Marina.
Uma outra dica importante é combinar sempre a base com a cor do pó facial. "Quando usamos base, podemos finalizar com o pó translúcido, que além de não acrescentar cor, é um produto mais fino e com acabamento mais natural", acrescenta.
Mais um ponto primordial é como conseguir uma aplicação homogênea do produto no rosto. "Existem muitas maneiras mas a minha preferida é ir espalhando o produto do centro do rosto para fora com uma esponjinha úmida, desta forma na raiz do cabelo, queixo, mandíbulas e orelhas, chega uma menor quantidade de produto, garantindo assim que a base não se destaque tanto e se funda melhor num todo", conclui.