Os cabelos cacheados estão ganhando cada vez mais cuidados especiais para cada tipo de fio. O formato, as cores, o estilo e até o jeito de estilizar o cabelo também mudam a cada estação. Para quem está passando por uma transição capilar, os cabelos curtos são uma ótima opção, já que além de tirar a química dos fios, vai te fazer abandonar os fios longos e deixar o cabelo com um corte bem estiloso. Tem para todos os gostos e estilos. Para quem tem rosto arredondado, o ideal é que os fios tenham as pontas desfiadas para dar mais leveza. Há vários cortes que são clássicos e atemporais e ficam bem em qualquer ocasião.
Os corte bob, tem diferentes variações, mas segundo a hair stylist Sonia Nesi, a base é sempre a mesma. Há o short bob, onde o tamanho dos fios vai até um pouco abaixo da orelha em corte reto e deixa as cacheadas com bastante volume, o bob reverso, onde a base é reta, mas os fios tem as pontas mais compridas, como se fosse um bico, projetando uma assimetria interessante no rosto. Para as mais curtinhas, o corte pixie no estilo tapered hair fica incrível para quem procura mais liberdade e quer mais praticidade durante a transição capilar, já que o volume dos fios fica todo concentrado no topo da cabeça. É um cabelo de muita personalidade e bastante moderno. Muito indicado para as cacheadas, ele concentra todo o volume do cabelo no centro e as extremidades são mais baixas. É um corte interessante para o big chop, um momento decisivo na vida das cacheadas.
Quem quer aderir aos cabelos médios, o mais indicado é o formato em U ou em V, já que esse tipo de corte dá um volume bonito. Esse tamanho também fica incrível com uma franja, como a da atriz Giovana Cordeiro, que adotou a franja no look e está arrasando com suas madeixas cacheadas. O shag hair também é ótimo para quem tem os fios enrolados, já que deixa o comprimento médio e repica apenas na parte da frente. Esse tipo de corte fez bastante sucesso na década de 70 e 80 e reafirma ainda mais a textura dos fios.
Em alta nas passarelas, os cabelos muito longos exigem trabalho dobrado na hora de cuidar. Eles precisam de hidratação ao menos três vezes por semana, de lavagens intercaladas e de produtos que protejam os fios do calor, como um bom protetor térmico. Além disso, dicas caseiras com vinagre são excelentes para dar brilho nos fios. Para os longos cacheados, uma umectação é ainda mais importante, já que o comprimento precisa estar saudável.
Já foi falado aqui que os cabelos cacheados precisam de atenção ao identificar os fios, já que há desde os mais ondulados, quanto os mais cacheados e crespos, os chamados afro hair. Os cabelos crespos são mais finos e não formam cachos, precisando de cuidado na textura e na sua definição. É muito importante fazer um cronograma capilar ou uma umectação nos fios cacheados e crespos. Essa técnica deixa os fios mais macios, com uma textura melhor e mais maleável. Você sabe qual o seu tipo de cabelo? Se inspire em 50 fotos na galeria!
A finalização dos cachos é uma das coisas mais importantes após cada lavagem. É necessário de um bom creme para pentear e um leave in. Há pessoas que adoram fazer fitagem (procedimento que deixa os fios mais definidos e consequentemente mais enrolados). Esse acabamento fica lindo e é ótimo para quem quer um cabelo mais volumoso. Basta separar algumas mechas e usar os dedos para esticar os fios e, em seguida, deixar que ele enrole naturalmente. O efeito fica incrível. É uma forma bem simples de texturizar os cabelos.
O cabelo cacheado já é fino, quando entra em contato com a química então fica mais fino ainda. É o caso das balayage e as luzes, que deixam o cabelo poroso e sem massa na estrutura. Ao optar por fazer mechas mais claras nos fios, é muito importante que um tratamento de fortalecimento da estrutura seja feita antes e depois. O descolorante leva amônia, que danifica muito a estrutura capilar. Assim, logo após de um tratamento com química que danifique seus cabelos, uma cauterização e um cronograma capilar se faz necessário, para que seus cachos continuem saudáveis.
(Por Bianca Lobianco)