O look mais visto entre blogueiras e fashionistas cacheadas, além das top models nas passarelas, é o corte com franja, e não é para menos: elas trazem de volta o volume à lá anos 80 nos cachos, dão movimento as madeixas, podem ser feitas por quem está na transição capilar e ainda garantem autenticidade! E há vários tipos de franja para escolher, desde as curtinhas e com cachos bem definidos até as franjas repicadas e desconectadas nos cachos mais abertos. Confira as dicas antes de correr pro salão!
O corte arredondado é um dos mais feitos pelas crespas ou pelas cacheadas que gostam de fios mais curtinhos - e até mesmo por quem faz o big chop radical depois da transição capilar. A franja que mais combina com esse corte é uma franja também mais curta na testa, porque esse comprimento ajuda a harmonizar melhor o visual. Nesse caso, a finalização dos cachos da franja podem aparecem mais definidos e estruturados.
Quem tem cabelo cacheado dos tipos 2 ou 3, que são mais abertos, pode apostar nas franjas mais longas e repicadas, que ajuda a dar movimento e a deixar o visual desconectado. Elas podem aparecer na altura dos olhos e com pouco ou muito volume - dependendo do seu gosto pessoal - e podem ser estilizadas com os fios para frente ou para a lateral.
Uma das maiores dúvidas de quem pensa em cortar a franja cacheada é: como estilizar? Enquanto a fitagem é a técnica de finalização mais conhecida para o cabelo inteiro, ela pode ser deixada um pouco de lado na hora de estilizar a franja - já que o creme para pentear pode pesar nos fios da frente. A dica é definir os cachos com os próprios dedos usando pouca quantidade do produto ou apenas aplicando óleo capilar ou leave-in, moldando a franja conforme seu gosto. Para secar, você pode usar o difusor, que é uma espécia de secador com um bocal próprio para secar cachos.
(Por Beatriz Doblas)