A oitava edição do reality show "A Fazenda" estreia na próxima quarta-feira (23) na Record. Roberto Justus será o novo apresentador da atração, substituindo Britto Jr., que comandava o reality desde sua estreia, em 2009. Em uma entrevista para o programa "Pânico", da Band, o jornalista se mostrou triste com a direção da Record e ainda deixou a entender que Justus só foi escolhido para ficar à frente do reality por ser um dos maiores publicitários do país e o departamento comercial da emissora teria sido determinante nessa decisão. Além disso, Britto disse que não sabe se volta à carreira na TV.
"Tá vendo como o lado empresarial, o lado comercial, é fundamental?", disse ele ao receber um tapete dos repórteres do "Pânico", brincando que aquilo seria um presente de Justus para ele. Quando questionado se achava que o empresário estaria puxando seu tapete na Record, Britto Jr., que agradeceu o carinho dos fãs após o anúnico de sua saída do comando de "A Fazenda", desconversou: "Não, coincidentemente ele, que é o maior publicitário do Brasil, abraçou a carreira de apresentador".
Justus acredita que apresentar o reality show rural será o maior desafio de sua carreira em 11 anos. A escolha do nome do publicitário pela Record seria uma tentativa de devolver credibilidade comercial à competição, desgastada com os barracos das últimas edições.
Ressentido com a Record, Britto Jr. repensa carreira na TV
Além de ter sido substituído na apresentação de "A Fazenda", Britto Jr. está sem função na Record desde julho, quando a emissora anunciou o fim do "Programa da Tarde". "Estou muito triste mesmo com isso", disse ele, garantindo que não está assim por causa do reality show: "Eu comuniquei ao diretor da Record que não queria mais apresentar 'A Fazenda'. Eu vou fazer uma análise fria para saber se realmente é necessário que eu continue trabalhando na televisão ou não".
Na época do encerramento do "Programa da Tarde", Britto entrou em atrito com a cúpula do departamento comercial ao apelar nas redes sociais para que anunciantes não permitissem que um programa ao vivo, que gerava dezenas de empregos, fosse substituído por "enlatados". O apresentador chegou até a publicar, no Facebook, o telefone de seu assessor pessoal para que interessados em anunciar na atração fizessem contato.
A atitude de Britto, que chegou a ser criticado por Justus por conduzir "A Fazenda" com pouca emoção, foi considerada ofensiva pelo departamento comercial da Record e, na avaliação de executivos da emissora, o apresentador, ao tentar vender diretamente anúncios, extrapolou suas funções e expôs os profissionais de publicidade ao ridículo.
(Por Mariana Mastrangelo)