Apesar dos especialistas em maquiagem apostarem em tons quentes para o inverno, o branco está ganhando cada vez mais espaço ao aparecer, principalmente, enaltecendo o olhar, assim como a tendência vista nas passarelas. A tendência da cor na make está surgindo através do delineador e sua utilização não é mais considerada cafona como antigamente. Sem regras, o universo da beleza oferece uma liberdade criativa, permitindo traços desconstruídos ou de acordo com o formato de cada olho ao variar conforme a vontade e estilo de cada um.
Opaco ou brilhante, a diversidade dos cosméticos agrada a todos os gostos, aparecendo até com um acabamento de vinil, tendência para os looks nas estações frias. Mesmo assim, os que são fabricados com glitter acabam se destacando por terem uma característica que está super em alta: o brilho. Com o sumiço do contorno e dos batons mattes, a nova era aposta no iluminador, no gloss e em cosméticos mais hidratantes, mostrando que o cintilante está dominando as makes.
O uso do lápis de olho preto na linha d'água para marcar o olhar já é uma tática antiga, mas a tentação do momento é o produto na cor branca. Nos últimos anos, a procura pelo cosmético e a utilização dele nas makes cresceu e isso se deve ao efeito alcançado com ele. Dando a impressão de que os olhos estão mais abertos, o branco é a melhor opção para quem tem os olhos pequenos, mas também é responsável por ajudar a esconder a cara de cansada, podendo ser aplicado em maquiagens mais elaboradas ou mais simples.
Em um tom de pele mais claro, pode ser que o branco fique um pouco apagado ao facilitar a camuflagem. Para que isso não aconteça, a sugestão é optar por um produto que seja bastante pigmentado, lembrando o tom daquele corretor líquido usado para apagar caneta. Outra técnica é fazer um contraste com uma cor mais escura como o preto ao formar um delineado duplo, deixando para passar a mais clara em cima.
(Por Fernanda Casagrande)