Elas podem até parecer bolsas plásticas comuns, mas estão longe de ser! Inspiradas nas sacolas de fazer compras no dia a dia, as shopping bags ganharam as passarelas nos desfiles de grifes internacionais - indicadores das possíveis tendências das estações - e, se depender das fashionistas, têm tudo para conseguir cada vez mais adeptos.
A francesa Céline é responsável por uma das criações mais famosas até o momento: desenhada pela estilista Phoebe Philo, o acessório em plástico leva o nome da grife estampado e contém o aviso "para evitar perigo como sufocamento, mantenha este saco longe de bebês e crianças" em quatro idiomas diferentes: inglês, francês, alemão e italiano. A sacola custa R$ 2.543 e é acompanhada por uma clutch de couro e um porta moedas. A partir de maio, a loja de departamentos Nordstrom passará a vendê-la nos Estados Unidos e por meio de seu site.
Conhecida por lançar tendências como as sock boots, a Balanciaga também está apostando nas shopping bags. Nomeadas pela grife italiana de "supermarket shopper", os itens estão disponíveis em quatro modelos com cores e estampas diferentes e, apesar de serem de plástico por fora, elas são revestidas no interior por pele de cordeiro - material que tem tido o uso descontinuado por grifes como Versace. Os preços que das sacolas variam entre R$ 4.240 a R$ 3.373 e elas são vendidas em dólar no site oficial da Balanciaga.
Além do tecido animal usado pela Balanciaga, as shopping bags podem ser compradas em materiais variados. As marcas Maison Margiela e Raf Simons apostaram na tendência do vinil, com origem na moda dos anos 80 a 90, para lançar as peças transparentes com as respectivas logos e que são acompanhadas por bolsa de pano no interior. Já a japonesa Comme Des Garçons foi além ao combinar plástico, papel marrom e tecido para produzir suas peças que estavam à venda por R$ 1.170, mas estão temporariamente esgotadas.
(Por Carol Borges)