Sentiu boca e lábios mais ressecados desde que os dias frios chegaram? Agora falta pouco tempo para o início do Inverno, estação que começa no dia 21 de junho, e o tempo seco começa a mostrar seus efeitos.
Quer saber o que fazer para manter a hidratação dos lábios e como tratar a boca que já está descascando? Conversamos com o o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Academia Americana de Dermatologia, para tirar as principais dúvidas.
"A pele dos lábios é muito mais delicada que muitas regiões do corpo. Por ser mais fina, não produz a mesma quantidade de sebo e ácidos graxos que a pele do rosto", aponta o especialista. Segundo ele, a região é considerada um "tecido de transição". "A mucosa não fabrica sua própria oleosidade, por isso é tão importante a hidratação", destaca.
O dermatologista explica um dos fatores que pode aumentar o aspecto ressecado é o hábito de molhar os lábios com a saliva, ainda que sem querer. "Devemos lembrar também que na saliva existe a amilase, que faz uma agressão aos lábios, desidratando a pele da região", aponta.
"A acidez da saliva pode piorar o ressecamento, irritar a pele da boca e formar manchas escuras, além de outros problemas como vermelhidão, a formação de microfissuras, que essas fissuras podem favorecer infecção bacteriana", analisa Dr. Alessandro.
O médico explica que para hidratar os lábios corretamente é importante investir em produtos dermatologicamente testados.
"Pode ser feita barreira cutânea de forma que impeça, tanto o contato das enzimas, como as digestivas, a exemplo da amilase, como também a perda de evaporação de água e ainda o próprio fato de 'puxar' água. Caso tenha ácido hialurônico, irá hidratar mais os lábios", indica Alarcão sobre o ativo versátil no mundo da beleza.
E o que fazer quando os lábios já estão descascando? "A descamação dos lábios já é um processo natural do corpo, que acontece entre 3 e 7 dias (nos lábios especificamente, porque na pele é diferente). Incluir uma rotina de esfoliação no skincare, além da hidratação frequente, pode ajudar a melhorar a sensação incômoda da descamação", indica.
O especialista acrescenta: "Essa descamação ocorre de forma natural. Então a esfoliação pode realmente ajudar, dando sensação de mais maciez e conforto."
E engana-se quem acredita que o cuidado contra os raios UVA e UVB na região da boca e lábios precisa ser restrito ao verão. "É de extrema importância usar protetor específico para região dos lábios. É uma pele que não tem defesa, região comum de surgir câncer do tipo não-melanoma, principalmente do tipo espinocelular e em pacientes foram muito fotoexpostos, porque o Sol tem um dano cumulativo (em especial idosos). O lábio é mais frágil para se defender do Sol", orienta o médico.
Dúvidas tiradas com sucesso? No canal especial de Inverno do Purepeople, você encontra mais informações e conteúdos incríveis para curtir o melhor da estação!