Quando os termômetros começam a marcar temperaturas mais baixas a gente já começa a tirar do fundo do armário aquelas peças de roupa mais quentinhas e pensar em como montar looks com elas. A cada temporada surgem muitas novidades, mas uma boa roupa de inverno atravessa as tendências através dos anos. Basta mudar os complementos. O inverno de 2019 vem trazendo de volta uma vibração dos anos 80 em algumas marcas e do fim dos anos 70 em outras. Há, no entanto, peças que ganhando um estilo ou outro são recorrentes nas passarelas da principais grifes. Confira quais são algumas delas e escolha de forma consciente para que suas peças durem não só nesse, mas por vários invernos.
Pouco popular para nós, brasileiros, a capa é chique toda vida para elevar tanto as produções do dia a dia quanto os looks noturnos. A vantagem, nesta temporada, é que além da lã -- material mais tradicional com que a peça é confeccionada -- ela apareceu também em matérias-primas mais leves. A Prada, por exemplo, apostou em um modelo de renda. Já a Gucci criou um extravagante modelo em tule. Para aquecer mesmo (já que não cobre os braços), vale dar preferência para um tecido mais quentinho. A grande vantagem da peça é que ela tem o poder de fazer o look mais simples ficar mais luxuoso.
Uma boa jaqueta é investimento para toda a vida. Na hora de escolher aquela peça que vai te acompanhar por vários invernos é legal apostar em uma modelagem clássica e evitar detalhes que sejam apenas a tendência da estação. O investimento mais certeiro nesse aspecto é a jaqueta perfecto, de preferência preta. É que o item é moda desde os anos 50 e não parece dar sinais de que deixará de ser fashion. O couro, aliás, é um material ultraduradouro se bem cuidado. Ele custa caro, mas costuma valer o investimento alto. Outro modelo clássico é o jeans. Nesse caso vale escolher o corte que mais combina com seu estilo, já que existem peças oversized, mais justinhas, com ou sem gola e todas estão, quase sempre, na moda. Outros modelos práticos são a bomber, ótima para se comprar na liquidação e o estilo militar, que está em alta nesta temporada de inverno 2019.
Basiquinha, aquela velha e boa blusa de lã pode te aquecer no mais casual dos looks, mas é, também, capaz de criar visuais statements dependendo de como for criada a produção. Subestimada, ela apareceu em quase todas as passarelas internacionais do inverno 2019/2020 em looks que de bobos não tem nada. Por isso, a peça merece menção por aqui e vale o investimento em um item de boa qualidade.