Faltam poucos dias para começar o inverno e as temperaturas começam (finalmente) a dar sinais de queda. Com isso já vamos pensando nos looks que queremos usar quando os termômetros estiverem com os números lá embaixo. Como as peças de inverno não são exatamente baratas, vale a pena pensar bem no que investir e optar por itens que vão durar por muitas temporadas, além de peças-curinga que compõe looks para diversas ocasiões. A gente já disse por aqui que o moletom é um tem-que-ter nesta temporada, assim como o blazer, já que combinam perfeitamente com a estação mais fria no Brasil, que acaba nem sendo tão fria assim.
Vai pagar caro por uma peça de inverno? Invista em um clássico! É que itens como esses vão permanecer novos no seu closet durante anos e conferem um toque de elegância a um número maior de looks. Um exemplo? O trench coat. Nesta temporada os modelos andam mais compridos, mas o clássico casaco longo e acinturado e, de preferência, em um tom cáqui (uma das cores queridinhas desta temporada) jamais faz feio na produção. A peça é superfácil de combinar (descubra aqui como combinar o trench no inverno brasileiro!) e dá conta, sozinha, de deixar mais chique qualquer visual.
Tão clássico quanto o trench coat, a jaqueta de couro perfecto está em alta há mais de 60 anos. Eternizada pelo rebelde James Dean nos anos 50 e símbolo do punk duas décadas mais tarde, a perfecto em couro preto jamais deixará de estar na moda. Ela confere aos looks um toque rocker cheio de classe e vai do escritório ao happy hour, mas aparece, às vezes, até no tapete vermelho.
Para o inverno 2019, alguns modelos de casacos vêm chamando a atenção, tanto pelo quociente fashion quanto pelo conforto que trazem. Esse é o caso, por exemplo, do casaco de pêlo. Fofinho e superfashion, o modelo peludinho funciona como um cobertor nos dias mais frios e arremata tanto looks mais casuais, com tênis, por exemplo, quanto aquela produção noturna sofisticada, com um belo par de saltos. Outro modelo que demorou, mas acabou ganhando popularidade na moda é a chamada puffer jacket (ou doudone). Mais esportivo, o casaco puffer é ótimo para levar em viagem, uma vez que é quentinho e levíssimo, e traz um toque despojado àqueles looks mais sisudos. Vale a pena ter um assim no closet para emergências fashion e casos de frio extremo.
(por Deborah Couto)