Vêm do street wear algumas das tendências mais difundidas nas passarelas das temporadas atuais. Além da pegada utilitária, que tem um pé no street e outro no visual militar, os chunky sneakers (também chamados de daddy shoes), a calça cargo, o colete e diversos outros itens explorados por vários dos estilistas mais badalados do momento seguem essa tendência, que de nova não tem nada.
Os anos 80 e 90 têm uma forte influência nessa vertente fashion que importa do universo esportivo peças que acabam se tornando desejos entre os fashionistas. Mais recentemente, de algumas temporadas para cá, alguns dos estilistas da vanguarda têm resgatado o estilo em grande estilo, fazendo até com que as marcas de luxo se rendam ao visual, muito mais mundano que as maisons mais tradicionais costumavam ser. A pochete, por exemplo, caiu no gosto do público e já ganhou versões das grifes mais caras do planeta, que também quiseram entrar na trend, como é o caso da Chanel e da Louis Vuitton. Essa última grife, aliás, contratou recentemente o rei do street wear, o designer americano (e autodidata!) Virgil Abloh como diretor criativo de sua linha masculina. Abloh é também o nome por trás de uma das marcas mais queridinhas do momento, a Off--White, que tem Neymar entre os consumidores, além de famosas como Rihanna, Kim Kardashian e Beyoncé.
Nas passarelas, no entanto, o estilo costuma ser explorado até às últimas consequências e é, geralmente, assim que as fashionistas mais entusiasmadas usam. No dia a dia de pessoas mortais, porém, não é necessário que o estilo seja levado tão ao pé da letra. A designer americana Anna Sui, por exemplo, investiu em um mix esperto que traz também o visual romântico -- super em alta nesta temporada. Os vestidos fluidos e as estampas bem femininas ganham peso com elementos street, como as papetes, o colete utilitário e a jaqueta com pegada militar.
Numa vibe parecida, o designer Michael Kors traz peças oversized sobrepostas (repare que as camisetas utilizadas na composição do estilista têm um pé nos anos 80 e nos uniformes de basquete) e as misturou a itens com estampas florais estilizadas, o que traz a feminilidade para um visual mais contemporâneo. Confira em nossa galeria outras maneiras de usar o street wear.
(por Deborah Couto)