Se você é daquelas que curte uma tendência de moda polêmica e corre para usar antes de todo mundo, criando looks esteticamente afrontosos sem medo de ser feliz, já deve ter saído de casa vestindo uma bermuda ciclista. Os biker shorts figuram na lista de trends "feias" que há algumas temporadas vem fazendo a cabeça de quem curte o universo fashion. Também fazem parte delas os enormes chunky sneakers (ou tênis do papai), as sandálias Birkenstock e as papetes Teva, e também a pochete, peças para as quais todo mundo torceu o nariz em um primeiro momento, mas, passado o choque inicial, acabou adotando.
Com os bikers shorts, a história se repete. À primeira vista a peça parece (e é!) roupa de ginástica, daquelas que devem ficar restritas à academia. É que além de marcar toda e qualquer imperfeição do corpo (alô celulites e gordurinhas localizadas) ela tem um comprimento um tanto quanto ingrato, e não valoriza lá muito a silhueta. Fashionistas mais destemidas, no entanto, nem hesitaram na hora de adotar a tendência, uma das favoritas de Kim Kardashian (a marca do marido Kanye West, a Yeezy, até produz alguns modelos) e aparece frequentemente nos looks das modelos Gigi e Bella Hadid , além da irmã de Kim, Kendall Jenner . Essa turma é responsável, aliás, pelo retorno de peças consagradas no fim dos anos 90 e início dos 2000 à moda. A bermuda é uma delas.
Em alta há algumas temporadas, os biker shorts ganharam recentemente uma companhia, mais uma nova antiga trend difícil de usar: a calça capri, igual, só que um pouco mais comprida. Na hora de apostar em ambas as peças no dia a dia é legal estabelecer objetivos. Você quer apostar em uma produção mais casual? Então pode fazer como as modelos citadas acima e combinar a bermuda com tênis ou chinelos, um top curto e, para garantir que não é uma produção de academia, uma jaqueta.
Se você não gosta, no entanto, de um look assim tão casual pode fazer comoCamila Coelho e a própria Kim Kardashian e complementar os biker shorts com elementos mais sofisticados. Um dos hits do street style nas semanas de moda europeias é a combinação com blazer, que pode até ser acinturado por um cinto largo, trend forte desta estação. Para arrematar o visual casual chic, nada melhor que um bom par de saltos. Anotou?
(por Deborah Couto)