A chegada do verão significa festas, férias e muito amor. Entretanto, um simples beijo na boca pode transmitir diversas doenças, alerta o dentista Rodrigo Vieira. "Beijar é muito bom, mas é necessário ter cuidado ao beijar muitas bocas diferentes, pois durante a troca de saliva, podem ser transmitidos vírus e bactérias, incluindo o coronavírus", alerta.
Com a proximidade do carnaval, a beijação é inevitável, então a recomendação é não descuidar da saúde bucal. "Assim que chegar em casa escove os dentes e não esqueça de visitar regularmente o dentista", orienta.
Uma troca de beijos pode movimentar, de uma boca para outra, 80 milhões de bactérias, segundo estudo realizado na Holanda pela equipe da Netherlands Organisation for Applied Scientific Research (TNO). As doenças que podem ser transmitidas incluem herpes e até cáries.
No entanto, isso não significa que as pessoas não possam beijar na boca, é necessário apenas que estejam atentas. "Beije quem você tem certeza de que higieniza a boca regularmente", recomenda Rodrigo Vieira.