A estreia do novo reality show musical da Globo, "SuperStar", foi marcada por algumas gafes. Mas a maior delas foi a falha no aplicativo do programa para smartphones e tablets. No Twitter, enquanto a atração estava no ar, choveram críticas ao sistema, que ficou boa parte do tempo travado, impedindo a votação.
A falha causou grandes transtornos porque, no "SuperStar", é através do aplicativo que o público vota em tempo real em sua banda favorita. O grupo só passa de fase quando atinge 70% de aprovação. Como o voto dos jurados (no caso, três) só vale 7% cada, é do público que vem a maior parte da soma.
"É mais fácil conseguir ingresso pra Copa do Mundo que votar nessa bagaça", reclamou um telespectador no Twitter, enquanto o reality era exibido. "Estou louca para aparecer no telão, mas o aplicativo não funciona", fez coro uma mulher.
Em conversa com Purepeople, Manú Rocha, vocalista da Banda Batidão, reclamou do problema. O grupo de tecnomelody, de Belém (PA), foi eliminado ao atingir apenas 41% de aprovação. "Nossa região não conseguiu votar. Tivemos problemas no Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Maranhão", reclama a cantora.
"Para você ter ideia, nem o povo da minha casa conseguiu! Nem minha filha, que tem sete anos. E olha que ela tem tablet, mexe em tudo. É um absurdo! Ficamos indignados e revoltados. Não tenho palavras para descrever, só sei que estou muito triste. Tenho certeza de que nosso trabalho é bom. Mas creio que virão coisas boas pela frente", diz ela, esperançosa.
No grupo que tentou votar na Banda Batidão está Anitta. No Twitter, a "poderosa" mostrou sua insatisfação com o aplicativo. "Amando 'SuperStar', só não consigo votar. Estava tentando votar no batidão da menina que cantou 'Logo Eu'. Arrasou no tecno", escreveu a cantora no microblog.
Além de não conseguir contar com os votos dos fãs, a banda só recebeu o voto de um técnico - Ivete Sangalo. Dinho Ouro Preto e Fábio Jr. não aprovaram a versão tecnomelody do hit "Logo Eu", da dupla sertaneja Jorge & Mateus.
"Não estava esperando muita coisa deles mesmo. Da Ivete, sim. Sabia que ela ia gostar porque ela curte muito o som do nosso estado. Ela é muito amada e querida no Pará. Mas, além disso, eu esperava os votos do nosso público. Se o aplicativo estivesse funcionando, a nossa banda passaria", acredita Manú.
Elektra, vocalista da banda de rock Fake Number - eliminada com 57% de aprovação - , também reclama da pane no aplicativo, mas não é tão incisiva. "A porcentagem de aprovação poderia ter sido maior, mas não tenho como dizer que a gente teria passado se as pessoas tivessem votado. É complicado afirmar isso, mas o fato é que muita gente da nossa parte não conseguiu votar", relata.
O grupo fez uma versão rock da música "O Portão", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e agradou os três jurados, mas não conseguiu a aprovação do público. "Ter participado do programa com certeza vai ajudar muito a banda, mas é uma pena que não tenha sido todo mundo que conseguiu votar. Mas é isso aí. Deus sabe o que faz", lamenta Elektra.
(Por Anderson Dezan)