Afastado da TV desde que deixou a bancada do "Vídeo Show", André Marques já vem trabalhando em seu próximo programa na TV Globo. Segundo uma fonte de Purepeople, o apresentador comandará um reality show musical - "Rising Star" - que será exibido nas tardes de sábado da emissora, no atual horário do "TV Xuxa".
Ao contrário do "The Voice Brasil", outra atração do gênero que a Globo exibe, no programa de André Marques disputarão apenas bandas. Cantores solo ou duplas não terão vez.
Essa foi uma mudança que a emissora fez do formato original - criado em Israel - justamente para não ficar com dois produtos muito parecidos na grade. Sucesso de audiência e faturamento, o canal não pretende se desfazer do "The Voice Brasil" e já planeja uma terceira temporada para o segundo semestre de 2014.
Ainda que a Globo não tivesse feito essa mudança, o "Rising Star" (algo como "Estrela em Ascensão", na tradução literal) por si só já possui uma diferença dos demais shows de calouros existentes. Nele, o público vota em tempo real para aprovar o candidato. No Brasil, no caso, a banda.
Telão virtual
O formato funcionará da seguinte forma: a banda concorrente se apresentará cercada por um mega telão, que impedirá seus integrantes de verem os quatros jurados e a plateia. Esses, que estarão do outro lado, conseguirão ver a banda em ação.
Quando a apresentação começar, os telespectadores poderão aprová-la por meio de um aplicativo para smartphones e tablets. Conforme a votação for acontecendo, os rostos dos telespectadores que aprovarem a banda vão surgir no telão, formando um grande painel.
Para passar para a próxima fase do reality, a banda terá que atingir a marca de 70% de aprovação até o final de sua apresentação, caso contrário será eliminada. Os quatro jurados também votarão, mas cada aval deles valerá 7% na contagem final.
Ultrapassando a marca de 70%, o telão subirá e a banda, enfim, poderá interagir com a plateia. Veja as fotos na galeria para entender melhor o funcionamento do programa.
Formato de sucesso
"Rising Star" é um formato criado em Israel pela produtora Keshet International, a mesma responsável pelo seriado "Homeland" (que depois foi adaptado nos Estados Unidos). O reality show musical já possui versões em vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, França, Itália e Portugal.
Por causa de seu formato inovador, a atração já vem sendo chamada no exterior de novo "The Voice". Este, como se sabe, renovou a fórmula ao colocar os técnicos de costas para os candidatos, aprovando apenas as vozes deles.
Por enquanto, a Globo trabalha com a estreia do novo programa para março. Os quatro técnicos ainda não foram escolhidos, mas a produção já vem selecionando bandas para participar da atração. "Rising Star" ficará sob a responsabilidade do diretor Boninho, que também cuida do "Big Brother Brasil" e "The Voice Brasil".
O nome de Ana Furtado, mulher de Boninho, chegou a ser cotado para apresentar a atração ao lado de André Marques. Mas, segundo a fonte de Purepeople, o apresentador deverá comandar o reality sozinho mesmo. E com visual novo. No final do ano passado, ele fez uma cirurgia de redução de estômago e já perdeu, até agora, mais de 25 quilos.
(Por Anderson Dezan)