O verão 2019 promete vir bem colorido, principalmente quando o assunto é maquiagem! Apesar de ser considerada uma missão difícil utilizar muitas tonalidades em apenas uma make, já que pode acabar ficando exagerado ao pesar a mão, algumas dicas podem facilitar a produção. Para evitar o erro na hora de se embelezar, o Purepeople conversou com o beauty artist Alex Cardoso que vai esclarecer quais são os tons mais esperados para a estação e ensinar a melhor maneira de aderí-las ao lembrar: "Sempre é possível usar cor na maquiagem."
Para a estação mais quente do ano, podemos esperar uma grande variação de uma mesma cor, sempre alternando entre as tonalidades vibrantes e as pastéis. "Rosa, verde, amarelo e azul são os queridinhos da vez", aponta o especialista ao explicar: "Apareceram de maneira recorrente nas passarelas e são alguns dos tons que serão mais utilizados nas próximas estações." Além de estarem dominando os desfiles das grifes de luxo, esses tons estão ganhando novas configurações com a desconstrução da maquiagem como o amarelo que já apareceu como blush em fashionistas.
Para conseguir um resultado satisfatório, é aconselhado apostar na cor em apenas um lugar. "Quando se opta por makes coloridas, o ideal é que ela esteja em um ponto do rosto para que o foco fique ali", concorda o especialista ao apoiar a trend: "As cores nos permitem experimentar e ter mais opções, saindo do lugar comum e aproveitando outros tons da paleta de sombra que não aqueles que já estão mais desgastados, como os tons pretos." Se a escolha for colocar a cor nos olhos, Alex indica: "Na sombra, aposte no monocromático. Eleja uma cor e a esfume da raiz dos cílios em direção ao côncavo." Já para o traço do delineador, a liberdade criativa pode ser uma ótima ideia: "Como delineador, pode-se usar como o delineado tradicional ou com um delineado duplo ou até mesmo explorando os mais diversos traçados gráficos. A tendência é sair do convencional."
Quem curte uma maquiagem mais simples e não muito chamativa pode ornar a trend com uma pele com menos cobertura. "Escolher um ponto de cor no make é essencial para que não fique over. Opte por uma pele mais fresh e natural, destacando os olhos ou a boca, por exemplo", recomenda o profissional ao dar opção para as ousadas: "Cabe elevar a tendência ao nível máximo e combinar a máscara de cílios colorida com o batom, obtendo um efeito monocromático."
Maquiagem para ir trabalhar costuma ser um assunto polêmico, mas, com o empoderamento das mulheres, passou a ser algo menos questionado. "As makes coloridas são versáteis e podem ser usadas no dia-a-dia", comenta Alex ao orientar: "Escolhendo um ponto de cor, pode-se optar por uma sombra, um batom, um delineador, uma máscara de cílios ou até mesmo um lápis colorido." Para fugir do comum, o maquiador sugere: "A maioria das mulheres opta por colocar cor nos lábios. Arrisque-se! Experimente focar a maquiagem só nos olhos, com algumas camadas de máscara nos cílios superiores e inferiores. Assim cria-se um efeito moderno e cool sem ser extravagante." Para quem não tem muita habilidade com os cosméticos, o especialista propõe: "Outra dica é usar os lápis, que são mais fáceis de manipular e podem criar um efeito esfumado discreto, só no canto do olho."
(Por Fernanda Casagrande)