Aos 70 anos, Nívea Maria revela seu segredo para manter a jovialidade. Em entrevista ao Purepeople, a atriz que está no ar na novela "Tempo de Amar" como a amorosa doceira Henriqueta, tia do protagonista Inácio (Bruno Cabrerizo), afirma o alto astral e bom humor são frutos de seu contato com pessoas mais novas que ela, principalmente com os netos João Luiz, de 11 anos, filho de Viviane, e João Pedro, de 9, e Maria Luisa, de 7, herdeiros de Vanessa. "A convivência com os mais jovens é muito boa porque eles trazem coisas novas, não nos deixa parados no tempo. Isso me faz ficar firme", diz.
Para Nívea Maria, estar junto dos filhos de suas filhas funciona como uma terapia e lhe auxilia tanto emocionalmente quanto em sua fisionomia. "Quando elogiam a minha aparência, eu falo que dei uma revigorada e restabelecida na energia desde que meus netos nasceram. Voltei a ter energia de criança. Não tem como olhar para uma criança pura e não acompanhar. Eu pego a energia das crianças, respiro e vou em frente", diz a atriz. Ela garante arregaçar as mangas para se divertir com os pequenos e fazer suas vontades gastronômicas: "Tiro um dia para brincar com eles, faço arroz e feijão da vovó, bife com farofinha todo domingo. Eles perguntam: 'Mamãe, hoje é dia de comer arroz e feijão da vovó?'" Nívea ainda entrega ser a amiga e protetora dos netos: "É também uma responsabilidade muito grande porque as crianças se aproximam dos avós porque nós não repreendemos toda hora. A gente fala sem compromisso. Avô e avó têm paciência para ouvir, e pai e mãe não têm. Eu percebo quando os pais estão exagerando e falo mesmo".
Assim como Sandy, que usa hidratante e não dorme de maquiagem para manter a pele saudável, Nívea Maria também dá uma atenção especial aos cuidados com rosto. "Nessa idade, tendo condições, você procura um bom esteticista. Faço porque tenho condições, mas sei quanto custa. Ruga é natural, é expressão, mas a pele pode estar boa. Tem que proteger do sol, nem que seja usando farinha na cara", fala a artista. Ela também segue o exemplo de artista como Sheron Menezzes - que, grávida, tem se aventurado nas acrobacias do pilates - para manter o corpo fortalecido. "Faço exercícios, mas na minha idade tem que ter cuidado para não prejudicar a saúde, as articulações e a postura. Faço alongamento, pilates, mas sempre junto da caminhada. Na praia, no bosque, ficar em contato com a natureza também", diz.
Outra faceta de Nívea Maria é a da diversão. Ela diz ser tão engraçada quanto aparenta ser carinhosa. "Sempre fui muito criança, muito peralta, bem humorada, metida a engraçadinha. As pessoas têm uma imagem minha de senhora meiga, doce. Eu sou tudo isso também, mas sou muito bem humorada. Não conheço ninguém que me tire do sério." A artista prova seu bom humor ao enfrentar o avanço da idade com naturalidade e diversão, mas revela ter enfrentado uma crise de identidade quando completou 50 anos. "Tive dificuldade, porque estavam me chamando para fazer muitos papéis parecidos e eu gosto de fazer coisas diferentes", diz a intérprete da vilã Mocinha em "Sol Nascente", seu último trabalho antes de "Tempo de Amar". Enfrentado também questões pessoais, ela viu no trabalho uma forma de se reerguer: "Fiquei frustrada também na vida pessoal, por estar sozinha de novo. Mas nunca parei de trabalhar, porque isso é o meu grande remédio. A troca de afeto com atores como Tony Ramos e Regina Duarte é muito forte e positiva".
Solteira há 15 anos - ela se divorciou do diretor Herval Rossano em 2003 -, Nívea Maria diz não perder a fé no amor e o avalia como prioridade, acima do sexo, independentemente de quem o vive. "Eu acredito no amor. Amor é estender a mão e não apontar o dedo. Não importa se é homem com homem ou mulher com mulher, porque para o amor isso não interessa. Sexo é coisa animal e não me interessa, não quero saber com quem ninguém faz sexo. O amor, sim, interessa. Sexo você faz até sozinha", declara Nívea.
(Por Carol Borges)