O "BBB 23" vivenciou, nesta quinta-feira (16), uma grande polêmica devido aos assédios protagonizados pelos participantes MC Guimê e Cara de Sapato. Com o programa ao vivo no ar, o apresentador Tadeu Schmidt anunciou a decisão de expulsar os participantes depois de muita pressão do público por um posicionamento firme por parte da emissora.
No entanto, não foram só as reclamações dos espectadores que levaram a emissora a expulsar os dois homens. Os patrocinadores do "BBB 23", que levaram o programa a bater recorde de cotas antes mesmo da estreia, também tiveram papel crucial.
De acordo com reportagem publicada no site Meio e Mensagens, diretores e representantes das empresas que patrocinam o "BBB 23" cobraram uma atitude firme da TV Globo sobre os assédios sofridos pela participante Dania Mendez, vinda da edição internacional do reality show, "La Casa de Los Famosos".
Ainda de acordo com o Meio e Mensagem, as marcas haviam chegado a um consenso de não se pronunciar até que a TV Globo anunciasse uma decisão. No entanto, o público tomou conta das redes sociais dessas empresas em busca de um posicionamento.
Diante da demora por um posicionamento oficial da TV Globo, o Mercado Livre, que se tornou patrocinadora master do programa após a saída das Lojas Americanas, saiu a frente e fez uma postagem em repúdio ao assédio, sem citar diretamente o ocorrido no reality show.
"Até mesmo um aperto de mão, só deve acontecer quando há consentimento de ambas as partes. Nós, do Mercado Livre, estamos ao lado das mulheres e contra o assédio", disse a patrocinadora master.
Depois do pronunciamento do Mercado Livre, pelo menos 18 marcas envolvidas com o "BBB 23" se pronunciaram em repúdio ao assédio. "Papo reto aqui pra vocês: a magia só acontece na base do respeito. Qualquer atitude contrária aos nossos valores não nos representa e não passamos pano!", disse a Coca-Cola.
Mesmo diante do posicionamento, o público seguiu cobrando das marcas medidas mais drásticas, enquanto a TV Globo não anunciava a expulsão. "Esperamos que vocês pressionem o programa pra que uma medida exemplar seja tomada. Isso tudo aconteceu durante a festa que vocês patrocinaram", disse um perfil no Twitter, em resposta à marca de refrigerantes.
Ainda de acordo com o Meio e Mensagem, não houve uma ação combinada entre as marcas em relação ao posicionamento. O que aconteceu foi um efeito dominó: à medida em que algumas empresas quebravam o silêncio, as outras também acharam necessário firmar suas posições.