É nas passarelas das semanas internacionais de moda que costumam aparecer as peças que vão ser objetos de desejo de quem ama o assunto e até de quem só acompanha de vez em quando. Quem nunca desejou ter a bolsa da grife mais admirada, ou aquele modelo de it bag que as fashionistas vêm usando nas últimas temporadas? Foi assim com a Saddle Bag, da Dior , que ganhou relançamento recente depois de ter sido sucesso total há vinte anos. É assim com a Birkin, da Hermès e com o modelo Chanel 2.55, que é eterno e reeditado pela marca em quase todas as temporadas; é assim também com as peças monogramadas da Louis Vuitton, que jamais sairão de moda.
Para o verão 2019 algumas tendências são repetidas. A pochete, por exemplo, que vem sendo hit nas passarelas e looks da vida real, ganhou novo fôlego e modelos de luxo, acenando para a sua permanência no cenário fashion. Mais simples, as bolsas de palha fizeram suas aparicões em looks de celebs, como Beyoncé e se tornaram hit ganhando, também, versões mais luxuosas e fashionistas. Já as maxibags, que há muito não davam as caras nas passarelas internacionais, parecem ressurgir com força total. As bolsas enormes, às vezes carregadas por baixo, marcaram presença nas passarelas de grifes de peso como a Stella McCartney e a Valentino. Prático, o modelo cabe-tudo promete fazer as mulheres que não abrem mão de levar a vida na bolsa.
As minibags, por sua vez, estão em alta no circuito há algumas temporadas. Várias das grifes de luxo donas de modelos cobiçados por fashionistas criaram versões mini de seus hits de venda. Nesta temporada não é diferente. Novos modelos de minibags apareceram nas passarelas da Louis Vuitton , que criou versões com seu clássico monograma e modelos mais moderninhos, e na Chloé. Esta, aliás, é especialista em criar objetos de desejo para mulheres minimalistas e trouxe para o verão 2019 uma charmosa minibag simples e que promete ser sucesso na estação mais quente do ano.
Já a alça de corrente, característica de clássicos como a própria Chanel 2.55, reapareceu em peso nesta temporada. A própria grife comandada por Karl Lagerfeld mostrou em sua coleção um curioso modelo de bolsa dupla com alças cruzadas para ser usada uma de cada lado. As correntes apareceram ainda em modelos de Elie Saab, em versão festa, na Miu Miu, com alcinha curtinha, e na maxibag de Sonia Rykiel, que promete construir poderosos looks casuais.
(por Deborah Couto)