Adriana Garambone tem um motivo a mais para celebrar o Natal. A atriz de 45 anos acaba de chegar de Catmandu, capital do Nepal, onde buscou o filho, Gael, que completa um mês neste sábado (26). A criança foi gerada por uma barriga de aluguel, contou à colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", nesta quinta-feira. Adriana está longe da telinha desde que interpretou a vilã Yunet na novela "Os Dez Mandamentos" - cuja versão para o cinema estreia no começo de 2016.
A atriz está casada há nove anos com o psicoterapeuta Arthur Papavero e há cinco tentava engravidar. A artista chegou a optar pela fertilização in vitro, mas perdeu o bebê duas vezes. Uma das convidadas do arraiá que reuniu o elenco da trama bíblica já havia desistido de engravidar quando descobriu, por intermédio de um amigo, uma agência em Israel especializada em barriga de aluguel.
"Eu conseguia formar os embriões, o problema era a fixação deles no útero. Aí, depois de resistir um pouco, assisti a uma palestra sobre o procedimento. Me senti muito segura e decidi fazer", lembrou Adriana, cuja personagem na trama que atingiu grandes índices de audiência acabou sendo vítima fatal da sétima praga que atingiu o Egito.
Casal não conseguiu ver o parto
Como as leis brasileiras não permitem que qualquer material genético seja enviado para outro país, a artista precisou fazer todos os procedimentos no Nepal. Lá tinha ido apenas uma vez, para fazer a fertilização. Na mesma ocasião, os óvulos foram implantados na barriga de uma desconhecida.
O parto estava marcado, inicialmente, para o último dia 18, mas a criança nasceu com quase um mês de antecedência. As viagens já estavam compradas para o início de dezembro, mas o casal foi surpreendido com a notícia que Gael nasceria em dois dias, no final de novembro. Adriana e Arthur conseguiram trocar as passagens, contudo não chegaram a tempo de acompanhar o parto.
Atriz não contou decisão nem para a família: 'Guardei esse segredo o tempo todo'
Durante a gestação, Adriana recebia exames do bebê e da mulher que gerou seu bebê. No bate-papo, a atriz contou que optou por ser discreta sobre a barriga de aluguel. "Tentei me desligar desse assunto e focar no trabalho. Guardei esse segredo o tempo todo, não contei nem para a família. Já era difícil administrar a minha ansiedade, imagina ter de lidar com a dos outros também", explicou ela, outra famosa a se tornar mamãe ao longo de 2015.
Na entrevista, a atriz contou ainda o que sentiu ao conhecer o filho e a mulher que gerou Gael. "Nunca senti tanta gratidão na minha vida. Abracei aquela mulher e agradeci muito. E quando vi o rostinho do Gael chorei muito, é até difícil de explicar", lembrou. Ao falar do filho, descrito por ela como calmo e bonzinho, Adriana se derreteu: "Estou apaixonada. O trabalho que (ele) dá não é nada (perto da alegria que sente)".
(Por Guilherme Guidorizzi)