O aparelho transparente ganhou adepto no mundo dos famosos, sendo a aposta de Mel Maia, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e outros artistas no momento da correção dentária. O tratamento é feito com um alinhador invisível, moldado com acetato transparente, o que proporciona um sorriso sem as ligas metálicas. A partir disso, o Purepeople entrou em contato com o ortodontista Djalma Faria para esclarecer suas dúvidas na hora de cuidar da saúde dos dentes. Confira!
O aparelho invisível, como o próprio nome já diz, fica quase imperceptível na boca, por isso muitas pessoas não irão sequer notar o alinhador. "Muitos pacientes têm receio em cuidar dos dentes, principalmente com o passar dos anos, por conta das mudanças na aparência causadas pelos alinhadores convencionais. Nesse caso, os transparentes são praticamente imperceptíveis, contribuindo para manter a autoestima", destaca o dentista.
Você já deve ter ouvido falar que o aparelho convencional machuca a boca, às vezes. Isso porque o alinhador possui ferrinhos que podem causar pequenas feridas ou aftas. "A ortodontia com uso de braquete, que são as peças metálicas do aparelho, pode furar a bochecha e machucar a gengiva", explica.
O transparente pode ser removido quando desejado, assim como o aparelho móvel. Diferente do fixo, é possível tirar rapidamente na hora das refeições ou para eventos específicos. Porém, cuidado: evite ficar mais de 4 horas por dia sem o item para não prejudicar e atrasar o tratamento. "Os alinhadores transparentes por serem removíveis proporcionam um maior conforto aos pacientes, uma vez que são feitos sob medida", avisa.
Não é necessário prestar atenção ou mudar a alimentação por conta do tratamento, assim como no uso das lentes de contato. "Os alinhadores precisam ser removidos no momento das refeições", destaca.
A facilidade na utilização do aparelho junto com a liberdade na alimentação exigem alguns cuidados especiais. Por isso, fique em alerta na hora de tirar o alinhador. "A remoção deve ser feita com cuidado e ele deve ser colocado em um local apropriado para que não haja contaminações", detalha.
Poder tirar o aparelho transparente é uma facilidade, porém cuidado para não exagerar, ok? "É necessário que os alinhadores sejam utilizados 20 horas por dia", indica. Porém, tenha em mente que quanto tempo de utilização, maior será a eficácia e a velocidade do resultado. Em especial no início do tratamento, retire o produto apenas para comer e escovar os dentes, ok?
Através de um software, o dentista, inclusive, consegue precisar, com maior eficácia, o período de tempo em que o paciente deverá usar o aparelho transparente. "Eu consigo mostrar do início ao fim do tratamento, além de cada fase intermediária", pontua. Geralmente, o procedimento dura de 3 a 9 meses, podendo ser estendido dependendo do quadro.
Não precisa ter medo de ficar com algum resto de comida grudado no aparelho! O transparente facilita a escovação dos dentes por ser removível e ainda facilita a higienização do alinhador. Quer mudar o tamanho dos lábios também? Esclareça as dúvidas sobre preenchimento labial.
(Por Ana Clara Xavier)