Antonia Fontenelle deixou emocionada o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (09). Em decisão unânime, três desembargadoras concluíram que a atriz está de volta à disputa pela herança de Marcos Paulo. Ela havia sido excluída da partilha no ano passado, mas essa sentença foi considerada arbitrária e invalidada.
"Consegui a minha vitória moral. Era isso o que importava. A Justiça entendeu que sou a mulher do Marcos. Sou a companheira de sete anos e ele gostaria que isso fosse reconhecido", diz Antonia ao Purepeople, ainda emocionada.
"Saí do tribunal de alma lavada e as lágrimas são de alegria. A gente também chora de felicidade e não tenho a menor dúvida de que ele também está feliz", completa a atriz, se referindo ao marido, morto em novembro de 2012.
O testamento de Marcos Paulo contempla suas três filhas: Vanessa Simões, fruto do namoro com a modelo italiana Tina Serina; Mariana Tristão, de sua união com a atriz Renata Sorrah; e Giulia Costa, filha de seu casamento com a atriz Flávia Alessandra.
O diretor, no entanto, ainda vivo, fez uma carta de próprio punho, deixando 60% do saldo de suas contas bancárias e investimentos financeiros à Antonia. O documento - que Purepeople teve acesso exclusivo -, no entanto, não possui as assinaturas de testemunhas e, por isso, foi invalidado em outubro. Na nova decisão, desta quarta-feira, as desembargadoras reavaliaram a carta.
"A juíza deveria ter observado que Antonia foi companheira de Marcos Paulo. Não vou nem entrar no mérito se o documento feito por ele é bom ou ruim, se faltou testemunha ou não. Isso será discutido em uma audiência futura. Mas que ela tem direito a se habilitar como herdeira, isso tem", afirmou uma das magistradas na sessão.
A audiência aconteceu uma semana após o previsto por causa de um princípio de incêndio. O incidente que adiou a decisão é encarado por Antonia com bom humor. "Tudo é providencial e tem sua hora. Tem um porquê e para quê. Hoje vivo um dia de glória e vitória moral. Isso não tem preço", encerra.
(Por Anderson Dezan)