Angélica participou de uma conversa sobre menopausa no evento "Power Trip Summit", da Marie Claire. Na conversa, a apresentadora de 48 anos, que surpreende os seguidores em fotos de biquíni, desabafou sobre o processo de descoberta de sua menopausa precoce.
Segundo Angélica, sua descoberta foi feita durante os 42 anos. "Quando começaram os sintomas, fiquei meio sem entender; É o tal tabu. Ninguém falava muito disso. Eu fui levando, fazendo uma reposição mais ou menos e vivendo os sintomas, como os calores. Me sentia esquisita. A pele começa a ficar bem diferente, a gente vai se despedindo do colágeno", começou.
+ Angélica rompe silêncio em caso de assédio.
Mãe de Eva, 9, Benício, 14 e Joaquim, 17, Angélica achou que estivesse grávida devido aos sintomas. Segundo a apresentadora, a falta de informação fez com que ela não soubesse como lidar com a situação.
"Sofri muito pela falta de informação. Fui aos trancos e barrancos. Mas fui me encontrando e descobri que não precisa ser uma fase tão difícil, pode ser mais fácil. Não busquei cuidar disso porque tinha um pouco de vergonha", explicou a apresentadora, que costuma ser sincera com os seguidores na web.
"A quantidade de vezes que achei que estava grávida... fazia vários testes de farmácias", relembrou.
Casada há 17 anos com Luciano Huck, Angélica revelou que perdeu a vontade por sexo. Por fim, a apresentadora explicou que conseguiu se recuperar do processo graças à ajuda de alguns médicos.
"A autoestima da mulher vai indo embora. Não tem mais desejo sexual, acontece o ressecamento íntimo. Mas pode ser uma fase mais plena. Hoje estou numa fase melhor porque está tudo regulado e eu estou me amando, maravilhosa", finalizou.
Segundo informações do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o que Angélica teve, na verdade, foi a menopausa cedo, que acontece antes dos 45 anos e acomete 5% das mulheres.
Já a menopausa precoce atinge somente 1% das mulheres e acontece antes do 40 anos. Há fatores que antecipam discretamente a menopausa em um ano, como: fumo, laqueadura tubária e histerectomia.
A menopausa precoce também pode ter causas externas como cirurgia retirando ovários ou grande parte deles, radiação, quimioterapia, além de causas internas.