André Marques tem um motivo especial para festejar nesta segunda-feira (12). Há um ano, o apresentador, que atualmente cobre as férias de Ana Maria Braga no "Mais Você", fazia a cirurgia de estômago que o fez perder mais de 60 kg até agora.
Durante a atração matinal da Globo, André comemorou a data ressaltando a sua boa forma e fazendo um desabafo contra as críticas que recebeu desde que optou pela cirurgia para perder peso.
"Hoje faz um ano que fui operado. Eu gosto muito de ouvir e ler nas redes sociais os comentários que as pessoas fazem, mas nunca fiz apologia à cirurgia, cada caso é um caso. Muita gente diz: 'operando é fácil'. Eu adoraria ter resolvido meu problema de obesidade sem operar o estômago, mas eu tentei de tudo e não consegui", desabafou.
André faz alerta ao comentar sobre a cirurgia de estômago
Cinco meses após a operação, o apresentador já estava com 51 quilos a menos e o resultado positivo levou André a virar um ícone de sucesso, uma espécie de representante para provar que o processo é 100% garantido para qualquer pessoa que sofre de obesidade. Mas ele alerta.
"Não faço campanha para a operação. Sei que 30% da pessoas que operam engordam de novo, ficam viciadas em álcool. Então, você tem que descobrir o seu caminho", orientou. Depois de se submeter à cirurgia e ter aprovado o resultado, André também serviu de inspiração e estimulou o amigo Leandro Hassum a passar pelo processo. O humorista fez a cirurgia de estômago em novembro e em dois meses perdeu 21 quilos. "Por dentro vou continuar sendo gordo e muito feliz, só que aqui fora com a saúde renovada", disse o ator, ao comentar o emagrecimento.
Apresentador começa nova fase para definir corpo
Nesta segunda (12), André também contou que se consultou com um especialista para iniciar a segunda fase do processo da mudança no corpo e avisou que a partir de agora a intenção é deixar o corpo mais definido. "Um médico me passou uma dieta, que não é pra emagrecer, mas pra ganhar massa muscular. Eu não quero ficar sarado, nunca vou ficar marombeiro. Eu quero ficar saudável", completou.
Até chegar ao peso atual, com quase 70 kg a menos, o processo não foi fácil. "Estava com diabetes, pressão alta, glicemia alterada... Fui mais de dez vezes para o spa. Queria dormir e acordar transformado. Tentei de tudo, estava doente, exaurido. Estava indisposto no trabalho, meu corpo não acompanhava", disse ele, ao fazer um balanço de antes e depois da cirurgia.
Em setembro, Marques tinha reclamado de alguns 'pneuzinhos' após perder peso. O apresentador ainda não havia citado qualquer sinal de flacidez no corpo, mas sinalizou que gostaria de perder mais dez quilos. "Parei de me pesar há um tempão, mas vou controlando pela roupa. Os pneus grandes foram embora, só ficaram uns pneus de carrinho de criança. Mas quero emagrecer mais um pouco", disse em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo". Já naquela época, ele havia começado com a prática de exercícios físicos: "Estou firme e forte na dieta, caminhando e fazendo musculação".