Ana Paula Minerato perdeu o posto de musa da Gaviões da Fiel Torcida para o carnaval 2025. A decisão foi tomada pela diretoria e pela comissão de carnaval da escola ligada ao Corinthians após áudios de teor racista e atribuídos à modelo vazarem na web. A vítima é a cantora Ananda, da banda Melanina Carioca, que já reagiu à fala preconceituosa.
"Empregada de cabelo duro" e "neguinha" são algumas das expressões usadas pela pessoa no áudio - Ana Paula ainda não se pronunciou. "A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista", justificou a Gaviões em nota à imprensa.
Para complicar ainda mais a situação de Ana Paula, que encarou problema íntimo no desfile de 2023, a escola pela primeira vez no ano que vem terá um enredo afro, "Irin Ajó Emi Ojisé". A agremiação pretende contar no Anhembi como surgiram e o que representam as máscaras de origem na África, e fazer uma previsão de como será o mundo.
Ana Paula também já desfilou pela Acadêmicos do Tatuapé. Em 2020, foi rainha daquela agremiação. A Band também demitiu a modelo, nesta segunda-feira (25).
+ Justiça de Portugal condenou mulher por racismo aos filhos de Gagliasso e Giovanna Ewbank
Leia a nota na íntegra: "A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade. Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história".
Em 2025, a Gaviões será a quarta escola a desfilar no segundo dia do Grupo Especial - sábado, 1º de março. Por conta da hora, a apresentação já será na madrugada do dia 2. Antes, cruzam a avenida, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Mocidade Alegre, atual bicampeã.
Depois, Acadêmicos do Tucuruvi, Estrela do Terceiro Milênio e Vai-Vai. Com quatro títulos no Grupo Especial, a agremiação venceu pela última vez em 2003. De lá para cá, a Gaviões chegou a ser rebaixada duas vezes.