Ana Maria Braga pegou os telespectadores do "Mais Você" de surpresa ao contar que teve um câncer de mama no passado. A apresentadora já enfrentou três batalhas públicas contra a doença; a última delas foi em 2020, com um câncer no pulmão. A revelação foi feita durante uma pauta do programa sobre o Outubro Rosa.
Ana revelou como se deu a descoberta e justificou, também, porque não tornou a doença pública, como nas outras ocasiões. "É um depoimento muito importante para vocês. Tive vários tipos de câncer e tive um câncer de mama também. Por que não teve assim uma repercussão? Porque eu descobri pelo autoexame, tomando banho, senti com exame de toque", contou.
Ana Maria Braga aproveitou o depoimento para reforçar a importância do autoexame de mama. "Você faz uma apalpação, você conhece o seu corpo. Quando eu toquei, senti um nódulo durinho que não estava ali um tempo atrás", revelou.
Um dos médicos que participaram da atração, o Dr. Antonio Buzaid, alertou que, mesmo com o autoexame, a mamografia é indispensável. "No seu caso, o tumor era pequeno e superficial. Na maioria, não é assim. O autoexame ajuda, mas a mamografia é muito superior. O ultrassom complementa e muito nas mulheres abaixo de 50 anos. O autoexame ajuda, mas a mamografia é mais sensível", explicou.
Ana Maria Braga já enfrentou um câncer de pele, em 1991, um tumor no reto e na virilha, em 2001 e, em 2015, foi acometida por um câncer de pulmão, que retornou em 2020.