Após passar pela terceira sessão de quimioterapia, Ana Furtado afirmou estar certa que vai superar um câncer de mama, cujo tumor foi retirado ao ser diagnosticado em estágio inicial. A apresentadora do "É de Casa" disse ainda em post publicado na sua conta de Instagram que não se culpa pela doença. "Parece loucura mas o câncer tem algo a ensinar. Basta você estar mais atento e saber como ouvir o que ele está tentando lhe dizer", iniciou a mulher de Boninho, neste sábado (7). "Em um primeiro momento apenas me perguntava o que era possível fazer para curar o câncer. Hoje, após minha terceira sessão de quimioterapia, me faço outra pergunta: o que o câncer está me dizendo sobre como curar a minha vida?", questionou Ana, que relatou cansaço como consequência do tratamento quimioterápico.
Ainda em rede social, a também atriz disse que o câncer está lhe deixando um ensinamento. "Aprender com a doença e mudar a minha vida (para melhor) por causa dela", garantiu. "Não busco causas e nem me culpo por nada. Seria injusto comigo nesse momento tão delicado. Aceito, aprendo e batalho por dias melhores com muita fé em Deus. A minha cura é inevitável!", finalizou Ana, que aderiu a uma máscara cirúrgica em passeios após iniciar a quimioterapia como forma de prevenção.
A apresentadora do programa das manhãs de sábado da Globo recorreu a um tratamento para evitar a queda de cabelo: a crioterapia. "Trata-se de uma técnica que utiliza uma touca recheada com gel térmico, atingindo temperaturas negativas (-10º, no meu caso). Esse resfriamento no couro cabeludo é muito doloroso, mas reduz a quantidade de quimioterápicos que chegam até os bulbos capilares, diminuindo a queda de cabelos", relatou. Ana contou também que a crioterapia tem sessões antes e depois de cada quimioterapia. "É difícil, mas, até agora, eficiente", frisou. Além disso, a mãe da pré-adolescente Isabella, de 11 anos, não deixou de lado os exercícios físicos. "Sempre considerei atividades físicas como um hábito essencial para ter uma melhor qualidade de vida (...). Os médicos não apenas não proíbem como também incentivam a prática de atividades físicas", esclareceu.
Em uma das suas primeiras aparições na TV após revelar a luta contra o câncer, a apresentadora eventual do "Encontro" agradeceu as mensagens de apoio que recebeu. "Vocês não têm ideia de como esse amor, esse carinho todo que eu recebi me faz mais forte ainda para conseguir seguir adiante em busca da minha cura", afirmou Ana.
(Por Guilherme Guidorizzi)