Em luta contra de câncer de mama, Ana Furtado passou recentemente pela quinta sessão de quimioterapia e destacou a importância dos animais de estimação durante o tratamento. Em seu Instagram, sexta-feira (17), a apresentadora esclareceu a dúvida dos fãs em relação à animais: "Minha Diva, minha supercãopanheira! Para quem tem alguma dúvida: o contato com cães e alguns animais de estimação é fundamental para o nosso bem estar. Diversos estudos já constataram a importância desses bichinhos no auxílio da qualidade de vida de pacientes em tratamento oncológico. Melhoram nosso astral, autoestima e minimizam qualquer fator de estresse que possa vir à tona".
A artista, porém, disse que é fundamental que a saúde do animal esteja em dia por causa da fragilidade do sistema imunológico dos pacientes oncológicos: "No entanto, é muito importante lembrar que o cuidado com o nosso amigo deve ser redobrado nesse momento. Como a quimio baixa a imunidade, manter o nosso pet saudável é imprescindível. Mantenha as vacinas e vermifugação em dia; Leve periodicamente no veterinário; Dê banhos, mantenha a higiene em dia; Caminhas e cobertores do pet também devem estar sempre limpos. Qualquer dúvida, consulte sempre seu médico, explique como é o convívio com seu amigo e veja quais as recomendações no seu caso. Conversar com o veterinário do seu pet também pode ser proveitoso, já que ele conhece de perto a saúde do seu bichinho".
Adepta da crioterapia para diminuir a queda de cabelo durante a quimioterapia, Furtado disse que eliminou produtos químicos dos tratamentos capilares para evitar que os fios fossem prejudicados: "O meu cabelo caiu 30% até agora e está mais fino e frágil. Para manter o cuidado, não uso produtos com parabenos, sulfato ou silicone. Tenho me empenhado em gostar do que vejo no espelho, embora seja menos importante do que a energia que deposito no meu bem estar e na minha recuperação. Esse período de tratamento oncológico é muito delicado para a nossa autoestima. Perdemos pelos e cabelos, a pele resseca, as unhas enfraquecem e algumas mulheres até perdem unhas. Os efeitos colaterais são muitos... E muitas vezes não é fácil não deixar a peteca cair. Mas é muito importante viver um dia de cada vez, buscando sempre o autocuidado diário, sem se deixar de lado".
(Por Tatiana Mariano)