Alec Baldwin matou uma mulher após disparar uma arma no set de filmagem de "Rust", seu novo filme. A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, não sobreviveu e o acidente causou ainda ferimentos no diretor Joel Souza, de 48 anos. O ator chorou ao dar depoimento para a polícia e se disse em choque com a situação, além de prestar apoio à família da diretora.
O disparo acidental da arma foi durante as gravações da nova produção de faroeste da extensa carreira do ator nesta quinta-feira (21). A filmagem acontecia no Bonanza Creek Ranch, em Santa Fé, Novo México, e, após o disparo, Halyna foi levada de helicóptero ao hospital, mas não sobreviveu.
Joel teve alta na madrugada desta sexta-feira (22). De acordo com a "CNN", o incidente foi por volta das 13h30 no horário local. A polícia americana investiga o caso, que ganhou repercussão no imprensa internacional.
De acordo com a "Variety", o ator caiu no choro ao reportar às autoridades locais o ocorrido. Nem o ator nem a produção do novo filme se pronunciaram publicamente sobre o ocorrido até então.
Alec Baldwin, tio de Hailey Bieber, mulher de Justin Bieber, teria sido quem fez o disparo da arma de fogo cenográfica, ainda que acidentalmente.
A cena exigia que o ator, que está coproduzindo o filme, o fizesse, mas os estilhaços causados pela ação atingiram os membros da equipe. Ainda não se sabe, ou não foi divulgado, se a pessoa responsável por carregar a arma colocou balas dentro dela sem querer ou se algum outro objeto foi parar no cano.
"Houve um acidente hoje nas filmagens de 'Rust' no Novo México, envolvendo a falha de ignição de uma arma de suporte com branco", detalhou a produção do filme ao "Deadline".
No Instagram de Alec Baldwin, em meio a fotos de seus sete filhos e mulher, o ator havia postado foto caracterizado e ensanguentado no set de filmagem de "Rust". No entanto, após a notícia da morte da diretora passar a circular na mídia, ele apagou a postagem.
Alec Baldwin, de 68 anos, é pai da recém-nascida Lúcia, cujo parto ocorreu em junho. O ator ainda tem Carmen Gabriela, de 7 anos, Rafael, de 5, Leonardo, de 4, Romeo, 2, e Edu, de 9 meses. Os seis filhos são do seu casamento com Hilaria Baldwin, com quem selou união em 2012. O ator já era pai de Ireland, de 25 anos.
Halyna Hutchins tinha 42 anos e era uma "sonhadora incansável viciada em adrenalina", como definiu em sua página do Instagram. A diretora foi criada em uma base militar Soviética no Círculo Ártico, de acordo com o seu site pessoal.
Formada em jornalismo, a diretora decidiu mudar de carreira após passar período na Europa, participando de produções audiovisuais. Assim, ela se mudou para os EUA e se formou no American Film Institute, em Los Angeles em 2015. Halyna trabalhou desde assistente de produção até diretora em cerca de 40 filmes ao longo de sua carreira.