Adriana Birolli encarnou a aristocrata Maria Marta de Mendonça e Albuquerque na primeira fase de "Império" e é só elogios ao figurino usado pela personagem da trama das nove na Globo. A atriz, que apostou em joia de R$ 500 mil para a festa de lançamento na novela, confessa que adora vestir os modelitos sofisticados em cena e revela que o estilo elegante tem tudo a ver com o seu gosto pessoal.
"Tenho em meu armário todos os estilos para me vestir, mas o de Maria Marta é um dos que mais amo! Os figurinos são incríveis, belíssimos, elegantes, maravilhosos de usar! O figurino ajuda muito na criação dos personagens. Quem está comandando a equipe de figurino é a talentosíssima Helena Gastau. O engraçado é que nas provas de figurino, às vezes, a gente veste algo e imediatamente já sente se aquela roupa é do personagem ou não", contou em entrevista ao portal Gshow, da Globo.
De volta à TV após "Fina Estampa" (2011), seu último trabalho na telinha, Adriana analisa a personagem e dispensa classificar a poderosa Maria Marta como vilã.
"Quase 30 anos separam a primeira e a segunda fases, e eu não poderia falar ao certo o que Maria Marta é. Temos uma novela inteira pela frente. Na primeira fase, ela é uma mulher forte passando por momentos complicados, porém sempre focada e decidida. Ela tem tudo isso dentro de si e encontra um parceiro, um cúmplice de vida que é José Alfredo (Chay Suede) e, a partir de então, mais uma vez ela refaz sua vida", reflete a atriz.
Em "Império", Adriana retoma a parceria com Aguinaldo Silva, autor também de "Fina Estampa", e volta a contracenar comLilia Cabral. Além de viver a própria atriz na fase jovem no início da trama, Adriana volta à novela como sobrinha de Maria Marta, vivida por Lilia.