Está com acne e inflamações na pele, mesmo já tendo passado pela puberdade? A acne na fase adulta surge por diferentes motivos, que vão desde desequilíbrios hormonais até mesmo hábitos alimentares e estresse. Para lidar melhor com essas espinhas, alguns cuidados com a pele são essenciais. Quem tem as dicas é a dermatologista Renata Porphirio, que contou mais sobre a acne adulta e listou o que fazer para ficar com a pele mais bonita!
Hormônios desregulados, ciclo menstrual e ovários policísticos são alguns fatores que podem provocar a acne adulta. Por isso, ela é muito mais comum em mulheres - pode chegar a 60%!. "Outros fatores que podem provocar esse quadro estão relacionados ao estresse, mudança de hábitos alimentares e uso de produtos para a pele que são inadequados", ressalta a médica Renata Porphirio, que atua em São Paulo.
Como medida de segurança, a máscara é um item obrigatório e necessário para evitar contágios durante a pandemia. Mas é fato que o acessório também é responsável, em alguns casos, por provocar acne. "O atrito faz uma irritação no local causando também a acne mecânica, que altera o microbioma da pele, que são os microrganismos protetores, e provocando uma dermatite, a famosa irritação da pele", explica a dermato.
Se você está com acne adulta, independentemente do motivo, ou ainda quer se prevenir, mas tem dúvidas do que fazer, Renata Porphirio separou 3 dicas simples para te ajudar. São elas:
1 - Limpe bem a pele para prevenir a acne adulta
Uma pele "entupida" por bactérias, poluição e resíduos de cremes e maquiagens é terreno fértil para o surgimento de acne. Por isso, a primeira dica da dermato é investir em uma limpeza na pele. "Uma rotina eficiente de cuidados com a pele começa com uma limpeza facial duas vezes ao dia", reforça. Aposte em sabonetes específicos com ácido salicílico na composição e, para potencializar o skincare, em escovas de limpeza facial. "Aparelhos como a LUNA, da FOREO, ajudam a promover uma suave esfoliação da pele e limpeza mais profunda".
2 - Pele com acne adulta também precisam de hidratação
Um erro muito comum é ignorar a etapa da hidratação por achar que a pele está oleosa demais ou que pode provocar espinhas. "Como são peles que precisam de mais esfoliação para tirar o excesso da oleosidade, a pele pode 'entender' que necessita repor aquele óleo que foi retirado para hidratar a pele, o que cria um círculo vicioso favorecendo o aparecimento de espinhas", conta Renata. Nesse caso, não deixe de sempre hidratar a pele, mas opte por produtos não-comedogênicos e de texturas leves, como séruns e gel.
3 - Previna a acne adulta mesmo usando a máscara
O fato de ter que usar máscara todo dia não é desculpa para descuidar da pele! "O ideal é fazer uma limpeza profunda antes e depois de usar as máscaras, dando preferência para aquelas feitas com tecido macio, natural e respirável, ou de algodão em seu interior para que a pele consiga respirar melhor". Outra dica legal é evitar cremes pesados e maquiagem na região coberta, para não sufocar a pele. E mais: consultar um dermatologista é a melhor pedida para conhecer e cuidar corretamente do seu tipo de pele.
(Por Marina Couto)