Afrânio (Antonio Fagundes) não vai reagir nada bem ao saber que o neto, Miguel (Gabriel Leone), está morando com o pai biológico, Santo (Domingos Montagner), nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". O coronel deixa Carlos Eduardo (Marcelo Serrado ) no meio de uma reunião e parte para a fazenda do dono da cooperativa acompanhado de três jagunços para "resgatar" o jovem, acolhido pelo marido de Luzia (Lucy Alves).
As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 5. Ao tentar matar o pai de Olívia (Giullia Buscacio), Afrânio acaba humilhado pelo próprio neto, que sai em defesa de Santo. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro, nesta quarta-feira (22). Isso tudo acontece após Tereza fazer sexo com o ex-namorado e confessar a ele que Miguel o é seu filho. A essa altura, Olívia também já terá descoberto ser meia-irmã do rapaz, depois de quase o ter beijado.
'Nunca foi homem', dispara Santo a Afrânio
Atirando para o alto, o filho de Encarnação (Selma Egrei) invade a propriedade, chamando pelo neto. "Onde é que você pensa que tá?", pergunta Santo, desarmado. "Num vim falá com você, vim falá com meu neto! Cadê ele?", alega o coronel. "Pois você veio ao lugar errado, que você não é bem-vindo nessas terra", retruca o pai de Olívia. Afrânio diz que só deixará o local se falar com Miguel.
"É bom você saí da minha frente, antes que eu estique suas canela aqui e faça desse chão tua morada", ameaça. Mas Santo provoca: "Coroné então dê logo essa ordem, que eu sei que você nunca foi homem de fazê!". Quando a discussão chega ao ápice, Miguel, que terá rompido relação com a mãe, Tereza (Camila Pitanga), ao saber da verdade sobre sua paternidade, entra na frente de Santo. "Se for pra dar mais algum tiro, vai ter que ser em mim primeiro", esbraveja o rapaz, na trama das nove da TV Globo.
Enquanto isso, Bento (Irandhir Santos) não permite que o marido de Luzia pegue uma arma para intimidar Afrânio. E do lado de fora da propriedade, o jovem questiona o neto perguntando se era preciso chegar acompanhado de homens armados. "Também num precisava você tê fugido de casa e muito menos se acoitado aqui, com essa gente! Eu sei que você anda de conversa com essa gente não é de ontem. E, se fiz vista grossa até aqui, foi pra vê até onde isso ia dá", retruca o filho de Encarnação.
'Está tomando rumo sem volta!', afirma Afrânio ao ser rejeitado pelo neto
É aí que o rapaz diz que não vai voltar para casa. "Se você pensa que vai virá as costas pra mim e pra sua família, e vai ficá por isso mesmo, Miguel, quem não me conhece é você", diz, revoltado, Afrânio. O jovem alega que não virou as costas para a família. "Escondê de você? Eu te dei tudo do bom e do melhor! Te dei uma vida de rei", aponta o coronel. "Assim como deu, me tirou muita coisa em troca", acusa o jovem, rejeitado por Olívia ao tentar beijá-la.
O filho de Tereza diz não estar à venda quando o avô alega que lhe oferece uma vida de luxo. "Você tá tomando um rumo sem volta! É a gente quem faz nossos caminhos, e é a gente quem paga por eles também! Eu vim aqui te dar a chance de voltar atrás, e fingir que nada disso aconteceu", aponta Afrânio. "A nossa família não passa de uma farsa, de uma aristocracia imunda. Eu agradeço sua proposta, coronel. Mas minha vida agora, é daqui pra frente", retruca Miguel. "Você foi macho de virá as costas pra mim, que seja macho pra abraçá as consequências", finaliza o coronel.
(Por Guilherme Guidorizzi)