A novela inédita "Um Lugar ao Sol" estreia na segunda-feira (08) jápraticamente toda gravada. A decisão de adiantar ao máximo a trama, que conta a história de dois irmãos gêmeos vividos pelo ator Cauã Reymond, teve muito a ver com a pandemia do novo coronavírus, um dos obstáculos para a produção da novela.
A caracterização dos personagens, precisou ser mais cuidadosa que nunca. Núbia Maísa, que criou os figurinos ao lado de Simone Batata, explica que, na hora de pensar em cada peça, foi necessário levar em consideração que a roupa seria lavada e higienizada para evitar contágios. "Tivemos que nos reinventar", disse Núbia, que usou máscara, avental e álcool gel o tempo todo.
"Um dos nossos desafios foi conseguir entregar os figurinos propostos em condições que atendessem nosso protocolo de higienização, sem alterar ou ruir o estilo e a essência de cada personagem", explicou Antônio Medeiros, também responsável pelos figurinos.
Christian e Renato, os gêmeos vividos por Cauã Reymond com a ajuda do próprio irmão do ator, Pável Reymond, tinham personalidades completamente opostas. Por isso, foi necessário compor figurinos que mostrassem esse contraste. "Partimos do ponto de origem dos universos que estamos retratando", começou Antônio. "Existe uma linha social que os distancia".
"Christian é o gêmeo que cresce em Goiânia. Pensamos em ambientá-lo como parte desse lugar (...). Peças desgastadas pelo tempo, levemente tingidas, em paleta de cor terrosa, com lavagens", detalha o figurinista. "Para acentuar sua personalidade resiliente", avalia.
"Já Renato é o irmão gêmeo adotado por uma família rica carioca. Novamente, construímos o figurino do Renato em seu ambiente. A paleta de cor do Renato flerta com os pretos e com jeans estonados", explica Antônio.
A profissional Núbia Maísa destaca o fato de que a trama passa por diferentes fases. "Nas cenas em que têm 18 anos, Christian usa uma peruca com divisão lateral e naturalmente penteada, com aparência de um rapaz simples", enumera. "Para o Renato, um rapaz rico, inconsequente, que tem tudo de melhor, optamos por uma peruca com corte médio, cacheado, mais despojado, além de uma tatuagem de um corvo nas costas".
Núbia acrescenta que a trama ainda tem um "terceiro" gêmeo, criado no momento em que Renato morre e Christian passa a ocupar seu lugar: "A partir da passagem de tempo na trama, optamos por uma caracterização mais prática possível, pensando em viabilizar as trocas durante as gravações, já que teríamos um 'terceiro' personagem, desde o momento em que um assume o lugar do outro".