Após fazer um desabafo emocionante sobre a sua saúde mental, a ativista Luisa Mell, que recentemente foi internada após sofrer convulsão, teve seu nome envolvido em uma grande polêmica na última sexta-feira (28) após o 'Instituto Luisa Mell' mudar de nome.
Em uma nota publicada no perfil do Instagram do instituto, que tem mais de 1 milhão de seguidores na rede social e cuida de animais abandonados, a equipe responsável notificou a mudança do nome para 'Instituto Caramelo'. Por causa do antigo nome, muita gente acreditava que a instituição seria de propriedade de Luisa Mell:
"Esse grupo convidou Luisa Mell para participar, com a premissa de que fosse um serviço totalmente voluntário de todos. A opção de o Instituto levar o nome 'Luisa Mell' foi para ajudar o maior número de animais possível, partindo de uma marca conhecida com um trabalho real por trás", diz parte da nota.
"Essa mudança vem para despersonificar o trabalho e separar posturas e interesses individuais do propósito do grupo. Ela foi fruto de muita conversa, entendimento e planejamento. E toda nossa equipe se mantém, os animais seguem no abrigo e o nosso espaço, que foi cedido e construído com recursos particulares de uma das fundadoras, permanece o mesmo", completa a nota.
Com a repercussão da nota divulgada pelo perfil, muita gente se chocou com as notícias envolvendo o instituto e Luisa Mell. Uma seguidora, confusa, comentou: "Eu to chocada que a história do instituto é essa. Que ela foi convidada pra atingir mais gente. A forma como ela sempre tratou esse instituto dava a entender que ela tinha criado e a galera foi entrando depois".
Respondendo a seguidora, o Instituto respondeu: "Ao contrário do que muitos pensam, a Luisa Mell nunca colocou dinheiro algum no Instituto. Nenhuma doação sequer. Foi dinheiro das outras pessoas do grupo e de doações que fizeram as coisas funcionar ao longo desses anos. Vocês podem comprovar isso facilmente solicitando a ela que mostre qualquer depósito dela para o instituto".
Em um outro momento, os responsáveis pela instituição foram questionados se o Instituto Caramelo teria sido construído com os recursos de Luisa Mell, e logo negaram a informação: "Não, de uma madrinha que não gosta de aparecer. Ao contrário do que muitos pensam, Luisa nunca doou dinheiro algum para o instituto".
Além das dúvidas, muitos internautas apontaram uma certa ingratidão no posicionamento do agora Instituto Caramelo em tirar o nome de Luisa Mell do projeto. Isso porque, para muitos, o nome da ativista e suas batalhas para a causa ajudaram o instituto a chegar onde chegou e, se não fosse por ela, o projeto não seria deste tamanho:
"Eu estou muito triste, acho ridículo o q estão fazendo com a Luísa, ela não merece, tanto fizeram que conseguiram coloca lá em um lugar que ela não merece e agora soltaram a mão dela", comentou uma internauta indignada.
"Sério? Vcs acham que teriam a notabilidade, o alcance e a estrutura se não fosse a Luisa ? Colocar ela na linha de frente para colher os louros da fama dela e soltar a mão dela por achar que a pessoa física dela não pode ter opiniões e atitudes que vcs não concordem é facil... Triste essa situação", destacou outra.