Não é novidade para os fãs de Masterchef que algumas eliminações são mais emocionantes que outras. Mas, no último programa que foi ao ar terça-feira (13) o clima foi de choque. Todos os participantes do programa, inclusive os jurados, ficaram emocionados com a saída de André Pionteke, que competiu na prova de eliminação de produtos fermentados contra Manoela Lebron e Willian Peters, outro favorito ao prêmio. O maior destaque foi para Paola Carosella que chorou de forma nunca vista antes e não conseguiu controlar sua tristeza. A emoção da chef, sempre muito autoconfiante em sua postura, tão atípica que chegou a emocionar os internautas que acompanhavam o programa e comentavam no Twitter.
Willian foi salvo da eliminação, com um prato muito elogiado pelos chefs, que Paola chegou a comentar que poderia ser o seu melhor trabalho no programa, e subiu ao mezanino, deixando entre Manoela e André. Nesse momento já se percebia o clima de tristeza e dificuldade dos chefs com a decisão, especialmente de Paola, que começava a chorar, sem conseguir se controlar. Quem anunciou o eliminado foi o chef Erick Jacquin, que já escolheu o nome de seus gêmeos após revelar na final do Masterchef amador que será pai. Jacquin parabenizou os chefs e comentou a dificuldade da prova e da pressão, àquela altura do programa, em que restavam apenas seis competidores. Logo depois ele anunciou a saída de André e disse estar triste com o fato, quando o chef foi cumprimentá-lo. Antes mesmo de André falar com Paola, ela começou seu discurso, com a voz trêmula. "Queria te dizer uma coisa, pouquíssimos cozinheiros, quase ninguém me inspirou. Em nenhuma competição do Masterchef. Você não somente me inspirou como eu te admiro muito, de verdade. Admiro seu trabalho, e você deveria estar na final.", ainda em meio a muita emoção, Carosella completou dizendo que mesmo não levando o prêmio, o Brasil já havia premiado André como o vencedor do Masterchef Profissionais. "Você já ganhou, parabéns", disse ela. Paola, alvo de memes na última final do programa, não se conteve e acabou falando mais palavras para o eliminado, durante o discurso de Henrique Fogaça, 'atropelando' o companheiro, que anunciou o julgamento de hater que ofendeu sua filha na internet.
Nós sabemos que, quanto mais próxima a final, maior a pressão sob os competidores. Dessa vez não foi diferente. após a saída, André conversou com Ana Paula Padrão, como de praxe quando um competidor é eliminado, e contou a ela que acabou cedendo a pressão, depois que a jornalista disse que ele era o 'campeão moral do programa'. "Acho que o prato que eu fiz estava bom, o que não estava muito bem era minha cabeça. Eu estava focado em outras coisas, focando nos problemas e não na solução. Estava com a cabeça no meu filho, na minha família [...] então, a cabeça fora do programa foi o que mais me prejudicou nessa prova. Problemas pessoais acabaram interferindo no meu desempenho no MasterChef Profissionais, mas eu saio feliz, mesmo com a derrota", revelou ele. André ainda disse que ficou orgulhoso com a chuva de elogios que recebeu dos jurados e disse que sua torcida agora vai para Willian Peters.
(Por Raphaela Fernandes)