A nova temporada do "MasterChef Brasil" já tem cerca de 9 episódios gravados, muita emoção e participantes que se destacaram. De volta ao formato original, somente um dos 23 participantes que entram na cozinha nesta terça-feira irá levar o troféu e o prêmio de R$ 300 mil. Saiba o que esperar da temporada de 2021.
Além de marcar a entrada da Chef Helena Rizzo, substituindo Paola Carosella e que já tem bom relacionamento com a equipe, esta temporada traz novas dinâmicas valorizando o jogo dos participantes. Além da culinária, os concorrentes terão que se mostrar estratégicos e bons jogadores.
Podemos esperar momentos emocionantes e favoritismo, já que alguns participantes se destacaram e apresentaram maior crescimento e evolução que outros nos episódios gravados até aqui. A informação foi revelada pelos chefs jurados do programa, a diretora e a apresentadora Ana Paula Padrão, em coletiva de imprensa. Confira abaixo a lista de participantes e seus estados de origem, em ordem alfabética.
Amanda: com 26 anos, a designer de interiores do Rio de Janeiro tomou gosto pela culinária ainda criança, observando a mãe cozinhar. É fã da culinária francesa e italiana, mas assina pratos regionais, como ela mesmo define. Seu objetivo no "MasterChef" é ter um recomeço profissional.
Ana: a gaúcha de 30 anos iniciou sua paixão pela cozinha na infância, quando cuidava dos irmãos em casa enquanto os pais trabalhavam. A ex-modelo superou a anorexia graças à paixão pela cozinha. Hoje ela trabalha como fonoaudióloga, mas deseja mudar de área com a ajuda do programa.
Ana Karina: a pernambucana Ana Karina tem 40 anos, é oftalmologista e faz questão de fazer referência à culinária nordestina nos seus pratos. Mas ela também aposta na gastronomia internacional, graças ao conhecimento adquirido em diversas viagens pelo mundo.
André: aos 32 anos, o empresário afirma que é bem perfeccionista. Já preparou 20 carbonaras em um só mês até alcançar o resultado que queria. Pretende montar uma rede de restaurantes com a ajuda do "Masterchef".
Antonio: o estudante de publicidade alagoano de 23 anos cozinha há 10 anos. Gosta de preparar massas, risotos e os hambúrgueres que são sucesso entre a família e amigos. Lutador de karatê, ele quer usar o aprendizado em artes marciais para manter o foco e a concentração nas provas. Antonio trabalha no marketing de um clube de Aracaju e se declara apaixonado por futebol.
Bernardo: empresário do ramo armamentista, o carioca é fã de filmes de guerras e armas desde a infância. Hoje, aos 40, possui um estande de tiros. Já serviu ao exército dos Estados Unidos e suas primeiras experiências na cozinha começaram cedo, com os pais. Se define competitivo e estrategista.
Cristina: a baiana de 51 anos, criada no subúrbio de Salvador, cozinha desde pequena. Para o pai, era sua função como mulher. Na busca pela independência, evitou a cozinha após sair de casa como resposta ao machismo do pai. Com 30 anos, teve um filho sozinha e acabou deixando os sonhos de lado. Hoje é coordenadora pedagógica e com a filha de mudança para Itália, acredita que é hora de se dedicar a si mesma. Cristina reviu sua relação com a cozinha e assumiu seu amor por ela. Vê no MasterChef sua chance de trabalhar na área.
Daphne: a skatista de 19 anos já participou do 'MasterChef Brasil Junior' aos 13 anos. Se destacou em várias provas. A paulistana, que hoje mora na Praia Grande com a mãe, deseja conciliar o esporte com a cozinha e planeja ter um restaurante no meio da natureza. Estudiosa e focada, procura se aprimorar com novas técnicas na cozinha. Quer voltar ao programa para mostrar que evoluiu na cozinha e quer sair com troféu na mão.
Eduardo: aos 19 anos, o paulistano já esteve na cozinha do "MasterChef Brasil" em 2015 e se destacou no "MasterChef Junior". Com forte habilidade em confeitaria, está decidido a levar o troféu e por isso estudou muito. Pretende mostrar para os chefs que está mais preparado para cozinhar sob pressão e receber críticas. Quer orgulhar seus pais e realizar o sonho de ter seu próprio negócio.
Gabriel: mineiro da cidade de Andradas, o estudante de Engenharia Civil tem 19 anos e deseja conciliar a profissão com a gastronomia. Cresceu observando a avó italiana e a mãe cozinhando, e passeando no sítio com gados e cafezal do pai. Seu forte é comida regional. Quer vencer o "MasterChef" para montar seu próprio restaurante. Se sente preparado para ir até a final.
Heitor: vencedor de um dos episódios da recente edição especial do "Masterchef" em 2020, o analista de sistema de 30 anos e nascido em Campinas (SP), volta para provar que é o melhor cozinheiro amador da edição deste ano. Sempre teve o hábito de cozinhar para a família, mas ao morar sozinho pelo mundo, como na Irlanda, Nova Zelândia e no Amazonas, que seu gosto pela gastronomia despertou ainda mais. Busca no MasterChef a oportunidade de mudar de carreira.
Helena: aos 43 anos, a jornalista mineira mora com o marido e as filhas em Barcelona, na Espanha, onde possui uma clínica dentária. Um dos seus hobbies é viajar para fazer um turismo gastronômico, o que possibilitou um repertório para agradar suas filhas e desejar o troféu de "MasterChef Brasil". As lembranças de sua infância na fazenda do pai em meios às plantações e animais a fez sonhar em retornar ao Brasil. Considera o "MasterChef" sua chance de ingressar na gastronomia.
Isabella: as lembranças da filha do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, na cozinha é da infância, rodeada pela família. Aos 25 anos, atriz que já atuou em "Malhação" é competidora como o pai e gosta de se superar. É fã da estreante Helena Rizzo e compõe seus pratos inspirados na chef. Diz amar toda forma de manifestação artística, principalmente a gastronomia.
José Sergio: nascido em Canhotinho, no interior de Pernambuco, sua família se mudou para São Paulo com o desejo de uma vida melhor. Aos 50 anos, trabalha como representante comercial. Adora ver a mesa rodeada de amigos se deliciando com a sua comida. Acredita nas suas habilidades culinárias e aposta que o programa vai transformar em profissão o que sempre fez com o coração.
Juliana A.: Juliana Arraes tem 37 anos e é uma mineira da cidade de Passos. Promete surpreender os chefs. Já esteve na edição especial do "MasterChef" do ano passado e garante ter se preparado bastante para esta nova chance após uma eliminação amarga. Sua especialidade é confeitaria.
Juliana N.: Juliana nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, mas afirma ser gaúcha de coração. Mora em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com o marido e o filho de 10 anos. Se dedicou à carreira de estilista durante 25 anos e viajou o mundo. Agora, aos 46 anos, que focar na gastronomia. Como seu filho nasceu com alergia a muitos alimentos, teve que revolucionar a maneira de lidar com a alimentação, foi quando se despertou para a culinária. Tem ampla bagagem internacional e acha que transformar o luxo no simples sem deixar a essência de lado é seu estilo.
Kelyn: unir nutrição e gastronomia é o objetivo da mato-grossense de 28 anos que cresceu em meio à criação de gado, galinhas e cordeiros. Desejava entrar desde a temporada, mas só agora se sente segura para enfrentar os chefs. Formada em direito, cursa nutrição por causa da paixão pelo programa. Garante que estará entre os top 5, mas quer mesmo é levar o troféu para casa.
Luiz: o carioca de 32 anos atua como analista financeiro de uma grande empresa, mas está decidido a mudar de profissão: cozinhar. Ele cozinha desde criança, mas passou a se dedicar mais aos estudos para encarar a alta gastronomia com cursos online. Costuma planejar tudo antes de começar a cozinhar.
Márcio: desde pequeno, o ator e professor de teatro observava a mãe na cozinha e colecionava revistas de receitas escondido. Por ter um pai conservador, esse interesse pela cozinha foi reprimido. Passados muitos anos, hoje ele se encontrou na cozinha. Marcio quer ser o próximo MasterChef para provar para si, aos 52 anos, que nunca é tarde para encarar novos desafios.
Pedro: o arquiteto de Campos Novos (SC) morou em várias cidades do sul do Brasil até chegar a Joaçaba (SC), onde vive com a noiva. Possui influências culinárias herdadas do pai, que morou no Japão. Após a experiência de viver na Austrália e ter contato com a culinária local, aos 28 anos se define como um cozinheiro especialista em compor sabores e equilibrar texturas. Se sente limitado na arquitetura e vê no MasterChef a oportunidade de mudar de vida.
Raquel: viaja pelo mundo com a família desde criança e aprendeu desde essa época com o pai a apreciar a alta gastronomia, indo a restaurantes com estrela Michelin. Baiana de Salvador, já morou em Curitiba, Boston, Suíça e Nova York, e leva um pouco da gastronomia de cada lugar na bagagem. Aos 35 anos, trabalha na empresa da família como analista financeira, mas é na cozinha que se sente confiante.
Renato: pela segunda vez que o engenheiro ambiental de Pindamonhangaba (SP) participa do "MasterChef Brasil". Foi eliminado na edição do ano passado por conta de uma pana cotta que deu errado. Estudou bastante até se tornar referência entre os amigos. Criado na roça, onde tinha contato direto com os alimentos cultivados pela sua família, criou gosto pela gastronomia e promete dar trabalho para os outros participantes.
Tiago: nascido em Brasília, o comunicólogo de 36 anos adora cozinhar peixes e frutos do mar, mas afirma que é um cozinheiro versátil. Suas primeiras lembranças com a culinária são dos programas de TV que assistia quando chegava da escola. Tiago quer revelar uma cozinha que desperte a memória afetiva e conquiste o paladar dos chefs. Fã de jogos de tabuleiro, tem fortes estratégias para se dar bem na competição.