Desde que instalou clandestinamente um aplicativo nos celulares dos convidados da Balada do Bebê com a ajuda de Jota (Hall Mendes) em "Malhação - Viva a Diferença" e quase ter sido expulsa, Ellen (Heslaine Vieira) teve como punição o trabalho na biblioteca do Colégio Estadual Cora Coralina. Nos próximos capítulos da novela, a hacker será elogiada por Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora do colégio, que irá indicá-la para trabalhar também na instituição vizinha, o Colégio Grupo.
Ellen fica toda orgulhosa quando a diretora conta que seu trabalho servirá como inspiração para o outro colégio, mas fica aflita ao saber que ela própria irá trabalhar na outra instituição, localizada próximo ao colégio que frequenta. No capítulo do dia 2 de junho, a jovem vai até o Colégio Grupo na companhia de Benê (Daphne Bozaski), que vai descobrir ter um tipo de autismo leve, e Tina (Ana Hikari) recebe as amigas na entrada. O Colégio Grupo tem como orientador Bóris (Mouhamed Harfouch) e como proprietário Edgar (Marcello Antony), que causará alvoroço quando revelar que, além de Lica (Manoela Aliperti), também é pai de Clara (Isabella Scherer).
Enquanto isso, a jovem continua sendo disputada por Fio (Lucas Penteado) e Jota, com quem ficou na Balada do Bebê. No capítulo que vai ao ar dia 30 de maio, Jota oferece ajuda a Ellen para gravar uma música em um computador antigo e a garota desdenha do rapaz. Já no dia 01 de junho, vai ao ar uma cena em que Anderson (Juan Paiva), irmão da hacker, irá contá-la que ela é a inspiração para a letra da música que Fio escreveu.
Heslaine, que havia feito o teste para "Malhação" três vezes e concorreu ao papel de Joana em "Malhação - Pro Dia Nascer Feliz" com Aline Dias, conta em entrevista ao Purepeople que há muitas possibilidades de os telespectadores se identificarem com as personagens. "Espero que não só as meninas da periferia, mas todas possam se ver nelas, que são muito diferentes". A atriz aponta ainda que foi influenciada por Taís Araújo e Viola Davis, das quais é fã. "A Taís é uma mulher negra muito maravilhosa, poderosíssima", opina. Assim como Ellen, ela diz que era uma aluna estudiosa. "Meu colégio era integral e eu adorava, não queria sair da escola", admite.
(Por Clara Mayrink)