A novela "Liberdade, Liberdade" chega ao fim na próxima quinta-feira (4) e promete muitas emoções em sua última semana. Depois de se casar com Rosa/ Joaquina (Andreia Horta), Rubião (Mateus Solano) começará a mostrar sua verdadeira face à mocinha da trama das onze da TV Globo. O vilão dará uma surra na mulher, apontará uma arma para ela e fará roleta-russa. As informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".
Rubião vai encontrar o livro de Tiradentes (Thiago Lacerda) e descobrir que Rosa é filha do alferes. Ele lembrará dos momentos em que matou sua mãe, Antonia (Letícia Sabatella) a sangue frio. Transtornado, ele baterá na mulher e a chamará de vil: "Você nasceu com o sangue inimigo da Coroa".
Depois, dirá que se arrependeu da agressão, mas afirmará que há uma coisa que ele precisa saber. "Você e Xavier (Bruno Ferrari) tiveram alguma coisa?". Diante da hesitação de Joaquina, Rubião dirá que está farto de mentiras e ainda perguntará se ele foi o seu primeiro homem. Após Joaquina hesitar mais uma vez na resposta, ele a pegará pelos cabelos e apontará a arma para sua cabeça.
"Atire! Não é o que você quer?", provocará ela. "Você não sabe o que eu quero", responderá o intendente. "O destino decidirá por mim", continuará ele, que atira, mas percebe o cano vazio. Depois ele apontará a arma para a cama e vai disparar. Anita (Joana Solnado) ouvirá o tiro e ficará preocupada.
Joaquina perguntará ao marido se ele sabia qual dos dois canos estava carregado e ele, já com a expressão serena, dirá: "Eu não sabia". Rubião deixará o quarto e prenderá a mulher. A governanta perguntará ao patrão se está tudo bem e ele afirmará que sim, e que pedirá que Anita preste atenção, pois ele mandará reforçar a guarda.
Irmão de Joaquina, André morrerá enforcado
Se o público aguarda por um final feliz entre Joaquina e Xavier, o mesmo não acontecerá com André (Caio Blat) e Tolentino (Ricardo Pereira). O casal gay, cuja cena de sexo deu o que falar entre o público e recebeu muitos elogios, não assumiu o romance e apenas o irmão da mocinha será descoberto pela transa, considerada crime de sodomia na época. Ele morrerá enforcado no penúltimo capítulo da trama após ser condenado.
Em seus últimos momentos de vida, André terá a companhia de Xavier, que também será condenado a morte. Ele, no entanto, consegue se salvar, já que os rebeldes explodem a intendência. Xavier levará o corpo de André para Joaquina, que se desesperará. Ele será velado no bordel de Virgínia (Lilia Cabral), onde Tolentino surgirá abalado. Após o enforcamento do amante, o coronel ainda limpará seu rosto sujo de sangue e poeira.
(Por Caroline Moliari)