A crueldade de Manfred (Carmo Dalla Vecchia) não tem limite em "Joia Rara". Depois de ter conseguido fazer Franz (Bruno Gagliasso) ser condenado por um crime que ele próprio comenteu, o vilão vai se aproveitar da amnésia de Silvia (Nathalia Dill) para fazê-la acreditar que o ex-marido tentou matá-la. No capítulo que vai ao ar em 12 de fevereiro, a ruiva vai à polícia e afirma para o delegado que sofreu uma tentativa de assassinato armada pelo fugitivo.
Ao perceber que Silvia está viva, Manfred se passa por amigo dela e a leva para a fundição Hauser. Em seguida, manda que Pilar (Silvia Salgado) vá encontrar a designer de joias e a convença de que Franz tentou acabar com sua vida. O mau-caráter também diz que ela não pode confiar em Viktor (Rafael Cardoso) e, influenciada, a jovem pega Bibiana (Dja Martins) e Heitor no ateliê e segue com Manfred para a mansão.
Enquanto o bandido manipula as lembranças de Silvia, Viktor vai à delegacia e revela que Silvia está viva, mas desapareceu. Numa busca realizada na casa de Eufrásio (José Araújo) e Bibiana, a polícia encontra uma caneca usada e o delegado se certifica de que a ruiva está mesmo viva. Porém, na mansão, Manfred a faz acreditar que Franz tentou atirá-la do alto da escada. Perturbada, a ex-vilã se lembra de ter discutido com o ex- marido antes de rolar escadaria abaixo.
Com isso, o filho de Gertrude (Ana Lúcia Torre) aproveita para fazê-la ter certeza de que o pai de Pérola (Mel Maia) foi o responsável pelo acidente de carro que quase a matou. Em seguida, ele vai com Silvia à delegacia e ela acusa o ex-livreiro de ter tentado assassiná-la. Ao saber do depoimento, Viktor fica indignado e culpa Manfred por induzi-la a dizer essa inverdade. Felizmente, a moça fica confusa com seu depoimento e o delegado desconfia de que ela não tem certeza de quem provocou o acidente.