Mesmo sendo inocente, Franz (Bruno Gagliasso) é condenado a 30 anos de prisão em "Joia Rara", mas não fica muito tempo preso. No capítulo que vai ao ar na segunda-feira (13), revoltado com a injustiça, o mocinho decide fugir da prisão junto com os outros detentos, em meio a um grande esquema de fuga durante a mudança de presídio. A partir daí ele fica na mira da polícia e sua foto vai parar nos jornais como fugitivo perigoso.
A fuga coletiva acontece quando homens mascarados aparecem para libertar os presos em meio a mudança de presídio. Assim como os colegas, Franz escapa correndo. Logo a notícia se espalha e o delegado vai à casa de Amélia (Bianca Bin) para ver se o marido foi atrás dela. Na tentativa de ajudar o pai a se livrar da pena que tem de pagar por um crime que nem cometeu, Pérola (Mel Maia) conta para o policial que Silvia (Nathalia Dill) está viva.
Enquanto isso, Franz chega a um bar na beira da estrada e pede um prato de comida, correndo o risco de ser reconhecido, pois o dono do estabelecimento está lndo um jornal onde está publicada a sua foto, como procurado. Para despistar, o ex-livreiro se passa por caixeiro viajante e diz que foi assaltado. Em seguida ele volta para a estrada, para pedir carona, mas vê uma blitz e corre no sentido oposto.