A felicidade coroada na renovação dos votos de matrimônio de Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin) não vai durar muito tempo em "Joia Rara". Antes mesmo da cerimônia terminar, o delegado aparece para prender o livreiro, que se recusa a seguir o conselho dos amigos e fugir. Depois de ser julgado, o mocinho será injustamente condenado a 30 anos de prisão pelo assassinato da ex-mulher, que na verdade está viva. Tudo isso por conta de uma grande armação de Manfred (Carmo Dalla Vecchia). As cenas vão ao ar a partir de quarta-feira (8).
Após a prisão, Franz felizmente é solto para que possa responder ao processo em liberdade e então passa-se um mês na trama até o dia de seu julgamento. Com uma falsa testemunha que pagou para incriminar o meio-irmão, Manfred ainda tranca Ernest (José de Abreu) em casa para impedir que ele compareça ao tribunal e deponha a favor do filho. Porém, o patriarca dos Hauser consegue enganar a copeira e foge de casa.
No julgamento, Jampa (Fabio Yoshihara), Viktor (Rafael Cardoso) e Amélia depõem a favor do réu, mas a Kleber (Paulo Verlings), subornado por Manfred, depõe contra Franz afirmando mentiras. No entanto, Ernest aparece de surpresa e diante do juiz, pede perdão ao filho e à nora. Mas nem assim o pai de Pérola (Mel Maia) consegue se safar da acusação e é condenado a 30 anos de reclusão, para desespero da sua mulher e deleite do vilão.