Ernest (José de Abreu) sofreu um grava acidente em "Joia Rara", que vai levá-lo a ficar em coma, mas felizmente ele se recupera com a ajuda de Pérola (Mel Maia). Só que nos próximos capítulos o suíço vai atravessar outro momento difícil, pois será condenado a ir para a prisão no julgamento do caso de exploração de trabalho infantil em suas empresas. As cenas vão ar a partir do dia 24, na novela das seis da Globo.
Em seu depoimento, Ernest confessa que usava menores de idade como mão-de-obra nas minas de carvão e também admite para o juiz que mandou Manfred (Carmo Dalla Vecchia) trabalhar na mina quando criança, o que deixa todos espantados, principalmente Gertrude (Ana Lúcia Torre).
Surpreendentemente, porém, o próprio Manfred - foragido do sanatório onde deveria estar preso - invade o julgamento para defender o empresário das acusações. Mesmo assim, Ernest é consideraldo culpado e o juiz o condena à prisão. Angustiada, Dália (Tania Khalil) afirma que vai esperar por ele. Dias depois, Gertrude vai visitar o antigo patrão na cadeia e o ameaça, garantindo que vai se se vingar por ele ter mandado Manfred trabalhar na mina durante a infância.