Camila (Agatha Moreira) vive um dilema na novela "Haja Coração": depois de sofrer um acidente que a deixou sem memória, a fotógrafa adquiriu nova personalidade, diferente da hostil apresentada nas primeiras cenas da trama. Mas, vez ou outra, ela volta a tratar com agressividade quem está ao seu redor, e isso voltará a acontecer durante o concurso de canto de Lucrécia (Claudia Jimenez).
Revoltada ao ver a mãe ser alvo de piadas, ela perde o controle e xinga a plateia. As cenas estão previstas para irem ao ar nesta quinta-feira, véspera de Natal (24), na trama da sete exibida pela primeira vez em 2016. Na sequência, Lucrécia convida a filha para assistir sua apresentação e fica feliz ao ter a proposta aceita por Camila. Animada, a jovem, alvo de atentado armado por Leozinho (Gabriel Godoy), incentiva a mulher de Agilson (Marcelo Médici): "Vai, mãe! Mostra pra eles como se canta! Não tem pra ninguém".
No entanto, ela começa a ficar apreensiva quando a matriarca, dançando de forma sensual para incrementar o espetáculo, falha em algumas notas musicais: "Uma derrapadinha de nada... Falei para não se encher de sorvete". Camila, então, percebe que a plateia está zombando de Lucrécia, que cai no colo de um dos jurados da banca ao tropeçar no fio do microfone.
"Querem economizar as dentaduras? Fechem as bocas, bando de velhos caquéticos! Queria ver se fosse a mãe de vocês!", grita, furiosa. "Quer dizer, nunca ia ver porque é impossível! A mãe de vocês deve ter morrido no século 17".
Depois da confusão, a ex-namorada de Giovanni (Jayme Matarazzo), que salvou a vida de seu tio Aparício (Alexandre Borges) revela à mãe ter sido a "Camila má" quem causou o constrangimento. "Mãe, eu tenho uma bomba dentro de mim, que pode explodir a qualquer momento. Não era eu ali, era ela", diz. Indagada por Lucrécia, ela explica a quem se refere: "A monstra! Aquela Camila nojenta do passado. Que fala barbaridades pra um monte de velhinhos".
Mesmo sendo acalmada pela mãe, Camila afirma ter medo que a antiga personalidade apareça de novo. "E se na próxima ela aparecer e ficar pra sempre? To sentindo que esse dia pode estar perto, muito perto", fala a menina que descobriu a "verdade" ao ler seu diário. "Filha, a Camila de antes pode até voltar, mas a de hoje vai continuar aí. Ruim, ruim como antes duvido que você volte a ser", diz Lucrécia.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)