Na novela "Flor do Caribe", a via de Cassiano (Henri Castelli) não é nada fácil. Não bastasse ter caído em um golpe de Alberto (Igor Rickli) e com isso ficar sete anos preso por um mafioso caribenho, o piloto quando volta para a Vila dos Ventos tem uma grande decepção. Após fugir com a ajuda de Amaralina (Sthefany Brito), o piloto reencontra Ester (Grazi Massafera) casada com o inimigo. E para piorar ainda mais sua situação, o mocinho será desprezado pelo filho, Samuca (Vitor Figueiredo). As cenas vão ao ar nos próximos capítulos da trama das seis exibida pela primeira vez em 2013.
Quando foi preso, o protagonista do folhetim de Walter Negrão sequer desconfiava que Ester estava grávida. E foi aproveitando o sucesso do seu plano que Alberto convenceu a guia de turismo a aceitar que ele assumisse a criança, casando na sequência com a mocinha. Mas a novela promete outra guinada quando Cassiano retorna à Vila dos Ventos e encara a revolta do filho, que não o aceita como pai. Isso vai ocorrer porque Samuca sempre chamou Alberto de pai e passa a questionar o ex de sua mãe por onde ele andou esse tempo todo e qual motivo que levou o piloto a nunca procurá-lo.
E é nesse momento que Ester entra em campo para aproximar pai e filho. Mesmo magoada com o ex, a loira conversa sobre a situação com o filho e o convence a se encontrar esporadicamente com o pai. Os amigos Candinho (José Loreto) e William (Renzo Aprouch) também vão ajudar Samuca a perdoar Cassiano pelo período em que esteve ausente. Mais tarde, a relação melhora e os dois se entendem, mas ainda assim o menino continuará considerando Alberto, que foi capaz de ameaçar de morte o próprio avô.
E antes mesmo do retorno de Cassiano, a guia de turismo vai engravidar do crápula e, com ele, ter uma menina. A garotinha vai aparecer aos três anos de idade depois de um novo salto no tempo. O público verá ao mesmo tempo o piloto comemorando sua fuga da prisão e Alberto, Samuca e Laurinha (Serena Lovatel e Vitoria Lovatel) se divertindo em dia de piscina. Com a menina no colo, o crápula incentiva o "filho" a pular na água. "Quero ver é você mergulhar de cabeça. Pra ser um campeão! O papai quer que seja sempre o melhor, o campeão, em tudo! Aquele que, quando tá no páreo, não tem pra ninguém!", diz o vilão depois que Samuca dá um pulo um tanto desastrado na piscina.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)